Salvador

GOVERNO VAI RECUPERAR ESTRADA QUE LIGA BOM DESPACHO A S. A. DE JESUS

Vide
| 16/02/2009 às 13:09
  A construção do complexo policial da Ilha de Itaparica, a chegada do segundo ferry boat moderno (mesmo modelo do Ivete Sangalo) e o início das obras de recuperação dos 90 quilômetros da rodovia BA 001, que liga Bom Despacho a Santo Antônio de Jesus, foram anunciados nesta sexta-feira (13), pelo governador Jaques Wagner, em visita ao município de Itaparica.


Todas as obras serão iniciadas ainda este ano e a previsão de conclusão do complexo policial, que abrigará as delegacias de Itaparica e de Vera Cruz, uma unidade da Polícia Militar e um núcleo do Departamento de Polícia Técnica (DPT) é de cerca de nove meses.

Durante o encontro com o Governador, na Câmara Municipal de Itaparica, o prefeito de Vera Cruz, Antônio Magno, assinou o decreto de desapropriação da área onde será construído o complexo. Outra ação do governo estadual a ser iniciada ainda este ano é a revitalização da feira de São Joaquim, que também beneficiará os usuários do sistema ferry boat.


DESLEIXO

O Governador aproveitou ainda a visita a Itaparica para conferir de perto as instalações da 19º Delegacia de Polícia e conversar com o novo titular, o delegado José Magalhães. "O que aconteceu em Itaparica foi um absoluto desleixo do delegado anterior", disse o governador, referindo-se ao fechamento da delegacia durante a noite e à dificuldade que a população enfrentava até para registrar queixas sobre furtos. Ele lembrou que a delegacia foi reformada em 2006, mas não tem um local para a guarda dos presos, o que já foi providenciado esta semana.


Sobre o assalto e as agressões a um casal de velejadores franceses e o assassinato de um empresário nas proximidades da marina de Itaparica, o governador disse que os episódios prejudicam, mas não estragam a imagem da ilha. Ele destacou que a ilha tem indicadores de violência abaixo das médias baiana e nacional. "O episódio revolta, entristece e atrapalha o turismo.", avalia Wagner.

A primeira resposta do governo, de acordo com ele, é aumentar a segurança. Em dois anos de governo, foram comprados 250 novos veículos para a segurança pública, outros tantos foram reformados e agora estão sendo alugados mais automóveis, especialmente para Vera Cruz e Itaparica.


De acordo com o comandante da PM, Nilton Mascarenhas, a 5ª Companhia Independente, sediada na Ilha de Itaparica, possui hoje um efetivo de 285 homens. Mais quatro viaturas e quatro motos reforçarão o trabalho preventivo da PM.

"Vou iniciar o trabalho conversando com os comerciantes e donos de hotéis e pousadas, e também com os velejadores. Precisamos da colaboração de toda a comunidade para manter a tranqüilidade desse lindo lugar", afirmou José Magalhães.


Baía de Todos os Santos


A gestão da marina, atualmente sob responsabilidade da prefeitura de Itaparica, inicialmente voltará para o Governo do Estado, para recuperação, e depois poderá ser compartilhada pelo governo e prefeitura ou passar para a iniciativa privada, em regime de concessão.


Wagner lembrou que este ano Salvador e a Baía de Todos os Santos vão ter o maior número de regatas internacionais de todos os tempos, numa prova de que há reconhecimento internacional ao trabalho do Governo neste segmento.

O governador foi a Itaparica acompanhado dos secretários de Segurança Pública, César Nunes, Turismo, Domingos Leonelli, Infraestrutura, Batista Neves.


Estatística comprova
que não há onda de
violência na Ilha


O índice de criminalidade na área da 19ª Delegacia, na Ilha de Itaparica, se manteve baixo e estável nos últimos dois anos, de acordo com as estatísticas do Centro de Documentação e Estatística Policial (Cedep) da Secretaria da Segurança Pública. Nesse período foram registrados 10 homicídios, cinco em cada ano, e apenas um veículo foi roubado.


Os números negativos se referem aos casos de roubos em casas comerciais, com 11 registros este ano contra cinco em 2007, e de arrombamento de residências, com 19 casos ocorridos em 2008, 13 a mais que no ano anterior.


O combate ao tráfico de drogas se reflete de forma positiva nas estatísticas, com 12 traficantes presos e autuados em flagrante no ano passado, contra apenas oito em 2007. O registro de lesões corporais sofreu redução, com 128 em 2008 contra 157.

Em janeiro deste ano a polícia não registrou nenhum homicídio, como também nenhum veículo foi roubado e apenas uma casa comercial foi saqueada por assaltantes. Quatro pessoas foram presas em flagrante e três usuários de drogas foram ouvidos e liberados.