Salvador

SAC TEM REFORÇO DE 190 COLABORADORES PORTADORES DE NECESSIDADES

vide
| 27/01/2009 às 08:25
 


A um dia de começar a trabalhar na rede do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC), um time de 190 novos colaboradores recebeu as boas-vindas do Governo do Estado, em cerimônia realizada na tarde da última segunda-feira (26), na Fundação Luís Eduardo Magalhães (Flem).

Trata-se de uma equipe composta por 150 jovens, entre 17 e 22 anos, e 40 portadores de necessidades especiais, que vão reforçar o atendimento em postos SAC de Salvador a partir dessa terça-feira (27).


O grupo faz parte da primeira turma do programa Mais Futuro, que oferece ensino profissionalizante e capacitação para jovens de baixa renda, oriundos de escolas públicas. Já as pessoas com deficiência física foram contratadas a partir de contrato firmado entre o Governo do Estado e a Associação Baiana de Deficientes Físicos (Abadef).


MAIS FUTURO

O programa Mais Futuro, mantido em parceria com as Voluntárias Sociais da Bahia, foi criado em julho de 2008 e tem o objetivo de ofertar formação técnica e profissional a adolescentes e jovens por dois anos. Os selecionados passam por aprendizagem teórica e exercerão na prática os conceitos aprendidos nos postos SAC de Salvador e Região Metropolitana. A meta inicial é que o programa atenda a cerca de 3 mil jovens. 

O reforço na equipe integra as ações do programa Você Cidadão, desenvolvido pela Secretaria da Administração (Saeb), que investe na melhoria do atendimento ao público e na requalificação da rede SAC.


Durante a cerimônia, o secretário da Administração, Manoel Vitório lembrou que essas contratações são apenas o início de um projeto mais ambicioso, que visa integrar os conceitos de inclusão social, emprego e qualidade no serviço público. "Vocês são precursores e seu sucesso vai abrir as portas para muita gente que vem por aí. A nossa responsabilidade é grande. Este é um momento em que lançamos as bases para a qualificação do serviço público no Estado e contamos com vocês para a construção desse alicerce", disse o secretário, recepcionando os novos funcionários do SAC.


Oportunidade 

Um dos aprendizes presentes à cerimônia na Flem, Juscelino Menezes, não escondia a ansiedade às vésperas do seu primeiro dia de trabalho. Após ter concluído o segundo grau, o jovem de 19 anos ingressou num curso técnico em eletromecânica, mas estava encontrando dificuldades em ingressar no mercado de trabalho, devido à falta de experiência prévia. "Estou confiante de que agora tudo será diferente. Para mim, não poderia haver melhor início do que este, num lugar tão conceituado como o SAC", afirmou confiante.

Para a contratação dos 40 portadores de necessidades especiais, o Governo do Estado firmou contrato com a Associação Baiana de Deficientes Físicos (Abadef). Esse tipo de ação está prevista nas leis que tratam de licitação - tanto na Federal nº 8.666/1993 como na Estadual, nº 9.433/05 - que contemplam a hipótese de dispensa de licitação no caso de associações sem fins lucrativos e de comprovada idoneidade, por órgãos e entidades da Administração Pública, para a prestação de serviços ou fornecimento de mão-de-obra.

            A presidente da Abadef, Luíza Câmara, elogiou a iniciativa. "Ao sermos contatados pelo pessoal da Saeb, vimos logo que se tratava de uma proposta séria, dado seu detalhamento técnico. Somos todos capazes quando nos são dadas oportunidades reais. E essa é uma ótima oportunidade para provar isso", comemorou Luíza.

            O tom otimista foi confirmado por Simone Kemagae, uma das pessoas com deficiência contratadas para trabalhar no SAC. Aos 35 anos de idade, Simone não havia ainda encontrado oportunidade para ingressar no mercado de trabalho formal e constata que a deficiência física se colocava como obstáculo. "Mesmo obrigadas por Lei a contratar pessoas com necessidades especiais, as empresas escolhem aqueles que têm algum tipo de deficiência mais leve. A discriminação ainda é enorme. Acredito que as coisas sejam diferentes a partir de agora e que essa experiência vai acrescentar muito ao meu currículo", ambiciona.