SÃO MIGUEL
O povo será convocado a festejar o aniversário da cidade a partir das 5 horas, com alvorada de fogos. Às 9 horas, será celebrada uma missa solene, na igreja matriz de São Miguel, monumento histórico datado de 1723. Em seguida, a comunidade poderá apreciar o "I Duathlon de Verão de Itacaré", que terá provas de natação e corrida. O ponto de partida será a Praia da Concha e a chegada na Praça do Canhão, onde haverá a entrega dos prêmios. Voltada para jovens de 15 a 20 anos, a competição é organizada pela Secretaria Municipal de Esporte e Juventude.
As atividades alusivas ao aniversário de fundação de Itacaré continuam à tarde, na Praça São Miguel, com apresentações artísticas e culturais organizadas pela Secretaria Municipal do Turismo. A partir das 17 horas, a Filarmônica São Miguel se apresentará ao público, seguida da Fanfarra de Itacaré. Na sequência, haverá a participação do Centro Cultural Comunitário Porto de Trás, que encenará as danças "Bicho Caçador", "Volta da Jibóia", além de maculelê, samba de roda e capoeira. O Clube da Melhor Idade Alegria de Viver também marcará presença, encenando o Terno de Reis com o tema o Cruzeiro do Sul.
Após as apresentações culturais, começam os shows musicais que irão completar a festa. A partir das 22 horas, no palco montado na Praça São Miguel, estão previstas as apresentações de Xandão do Arrocha e das bandas Os Polêmicos, Mendes Show e Novos Travessos. "Esperamos que todos possam celebrar esta data com alegria e paz", aconselhou o prefeito Antônio de Anízio.
Um pouco da história
A origem de Itacaré vem de uma aldeia indígena, que vivia da caça, pesca e agricultura de subsistência. A partir da primeira metade do século XVI, foi começaram a chegar os primeiros portugueses e membros da Ordem dos Jesuítas. Em 1720, o jesuíta Luis da Grã ergueu uma capela em honra a São Miguel, batizando a comunidade com o nome de São Miguel da Barra do Rio de Contas. Durante o período de colonização, houve diversos ataques de índios das tribos gueréns e tupiniquins.