Salvador

ITACARÉ CELEBRA 277 ANOS DE FUNDAÇÃO COM HOMENAGEM A SÃO MIGUEL

vide
| 25/01/2009 às 20:20
A histórica igrejinha em louvor a São Miguel, em Itacaré
Foto: Foto: Karoline Vital
   Com a história marcada por inúmeras lutas, dos tempos áureos ao declínio do cacau até seu surgimento no cenário turístico internacional, Itacaré celebra 277 anos de fundação na próxima segunda-feira (26).

   Para marcar a data, a Prefeitura vai realizar eventos artísticos e culturais. "Pela importância da nossa cidade, ela merece uma grande festa, mas como ainda estamos em fase de estruturação administrativa, as comemorações serão mais modestas. Preferimos investir os recursos em ações emergenciais para beneficiar a população", disse o prefeito Antônio de Anízio.


       SÃO MIGUEL
   
         O povo será convocado a festejar o aniversário da cidade a partir das 5 horas, com alvorada de fogos. Às 9 horas, será celebrada uma missa solene, na igreja matriz de São Miguel, monumento histórico datado de 1723. Em seguida, a comunidade poderá apreciar o "I Duathlon de Verão de Itacaré", que terá provas de natação e corrida. O ponto de partida será a Praia da Concha e a chegada na Praça do Canhão, onde haverá a entrega dos prêmios. Voltada para jovens de 15 a 20 anos, a competição é organizada pela Secretaria Municipal de Esporte e Juventude.


            As atividades alusivas ao aniversário de fundação de Itacaré continuam à tarde, na Praça São Miguel, com apresentações artísticas e culturais organizadas pela Secretaria Municipal do Turismo. A partir das 17 horas, a Filarmônica São Miguel se apresentará ao público, seguida da Fanfarra de Itacaré. Na sequência, haverá a participação do Centro Cultural Comunitário Porto de Trás, que encenará as danças "Bicho Caçador", "Volta da Jibóia", além de maculelê, samba de roda e capoeira.  O Clube da Melhor Idade Alegria de Viver também marcará presença, encenando o Terno de Reis com o tema o Cruzeiro do Sul.


            Após as apresentações culturais, começam os shows musicais que irão completar a festa. A partir das 22 horas, no palco montado na Praça São Miguel, estão previstas as apresentações de Xandão do Arrocha e das bandas Os Polêmicos, Mendes Show e Novos Travessos. "Esperamos que todos possam celebrar esta data com alegria e paz", aconselhou o prefeito Antônio de Anízio.


Um pouco da história


           
A origem de Itacaré vem de uma aldeia indígena, que vivia da caça, pesca e agricultura de subsistência. A partir da primeira metade do século XVI, foi começaram a chegar os primeiros portugueses e membros da Ordem dos Jesuítas. Em 1720, o jesuíta Luis da Grã ergueu uma capela em honra a São Miguel, batizando a comunidade com o nome de São Miguel da Barra do Rio de Contas. Durante o período de colonização, houve diversos ataques de índios das tribos gueréns e tupiniquins.


O povoado veio a se tornar município em 1732, graças a Condessa do Resende, Dona Maria Athaíde e Castro, donatária da capitania de Ilhéus. A cidade só foi batizada como "Itacaré" em 1931. O significado da palavra causa dúvidas, dividia entre "pedra redonda" e "pedra bonita". Mas uma pesquisa junto à Biblioteca Central da Universidade Federal da Bahia trouxe outro resultado. A palavra seria formada por: "itacá" (rio ruidoso) e "ré" (diferente), cuja junção pode ser traduzida como "rio de ruído diferente".