Salvador

BRIGA DOS LIMITES ENTRE OS MUNICÍPIOS DE ANTONIO GONÇALVES E BONFIM

vide
| 23/01/2009 às 09:18

  Surpreso com a atitude do Prefeito Roberto Carlos, de Antonio Gonçalves, que sem dialogar afincou uma placa em pleno território de Senhor do Bonfim, como se ali fora o marco delimitador dos dois municípios, o prefeito bonfinense, Paulo Machado, está tomando as providências necessárias junto aos organismos reguladores da questão de limites na Bahia. Ele vai requisitar a correção do ato do chefe do executivo do município vizinho.


Machado esteve ontem (21) na Comissão de Limites Territoriais da Assembléia Legislativa, presidida pelo deputado João Bonfim, e na Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI).
 
Nesta Superintendência o Prefeito recolheu textos de Lei e Mapas gerados por essas leis, constatando que os limites de Antonio Gonçalves e Senhor do Bonfim começam no Monte Tabor, passando por um riacho, seguindo em direção a Caldeirão do Mulato. No entanto, a placa, segundo Paulo Machado, foi colocada pelo prefeito de Antonio Gonçalves mais de um quilômetro depois do referido riacho, na direção Antonio Gonçalves/Senhor do Bonfim.


De acordo com o prefeito Paulo Machado, foi a constatada ainda que parte das casas hoje tidas como da localidade de Caldeirão do Mulato se encontram em território que deveria ser de Senhor do Bonfim, segundo os limites apresentados pela SEI, e que são tidas por Antonio Gonçalves como sendo de seu domínio.


Filadélfia
 

De com informação colhida junto à SEI, o IBGE  recenseou o território de Boa Vista, pertencente a Senhor do Bonfim, como sendo do município de Filadélfia. O Prefeito Paulo Machado encaminhará ofício à SEI solicitando que o IBGE  corrija este erro e iniciará junto ao Prefeito João Luis a devolução do povoado de Boa Vista, que foi ocupado por aquele município  na década de 90, passando a administrá-lo indevidamente como se fora de seu domínio.