Salvador

LAVAGEM DO BONFIM CUMPRE RITUAL COM FÉ BAIANA NO SANTO E NO PROFANO

Vide
| 15/01/2009 às 13:19
Os destaques principais da festa foram as baians com seus potes contendo água de cheiro
Foto: Foto: Secom

  O cortejo a colina da Basílica do Senhor do Bonfim com lavagem do adro por baianas e seus potes contendo água cheiro cumpriu o seu ritual. O prefeito de Salvador, João Henrique e o governador Jaques Wagner participaram do evento, assim como o ministro Geddel Vieira Lima, ex-governadores, deputados e autoridades de uma forma geral.

   Foi grande o movimento de devotos em frente à Igreja da Conceição da Praia. Enquanto a população aguardava o início do cultuo inter-religioso, o Coral da Paz se preparava para a abertura da cerimônia inter-religiosa, entoando a Oração de São Francisco de Assis.
 
   Às 9 horas, o pároco Valson Sandes, acompanhado do espírita Marcel Ariano, do pastor batista Joel Zeferino, do babalorixá Silvonilton e da representante do hinduismo Ida Meireles proferiram a celebração inter-religiosa que deu início aos festejos. O Coral da Paz é a união de participantes de diversos corais da cidade, entre eles os das igrejas do Bonfim e Conceição da Praia, além do Coral da Cidade - da Prefeitura do Salvador -, Oração pela Arte, Coro Barroco da Bahia e Coral da LBV. Para o encerramento ensaiou com o público o Hino ao Senhor do Bonfim.


Identidade baiana


Acompanhado de secretários municipais e do Ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima, o Prefeito João Henrique afirmou a importância da festa para a identidade baiana e para a economia de Salvador e da Bahia, uma vez que atrai pessoas de todas as partes do Brasil e do exterior. "Mesmo sendo evangélico faço questão de participar dessa celebração, que tem em sua essência a capacidade de atrair todas as crenças, religiões e todos os povos".


O prefeito disse também que a festa está no calendário oficial da cidade e significa muito para a atividade turística. Por isso, a Prefeitura, através da Fundação Gregório de Matos e Saltur, dá todo apoio para sua organização, contando com a participação dos serviços da Sesp, Limpurb, Transportes Públicos e SET. "E neste ano com a presença da Guarda Municipal

O GOVERNADOR

O governador Jaques Wagner também destacou a identidade baiana e fez o cortejo com muito entusiasmo. No Largo de Roma, fez uma parada para visitar e cumprimentar os pacientes do Hospital Santo Antônio ( Irmã Dulce). O cortejo se aproximou cada vez mais da Colina Sagrada, onde aconteceu a lavagem das escadarias da Igreja de Nosso Senhor do Bonfim, com a presença do governador.

O governador comentou com a imprensa que vê com bastante simpatia a permanência do deputado Marcelo Nilo (PSDB), de sua base de governo, como presidente da Assembléia Legislativa por mais dois anos.