5. Começa pela Estrada do Coco, administrada pelo Consorcio Litoral Norte - CLN, que pertence 90% a PREVI - Fundo de Pensão dos Funcionários do Banco do Brasil, que continua sem duplicação em quase todo trecho entre as rótulas de Guarajuba e Barra do Pojuca, criando uma situação de perigo eminente pelo enorme volume de tráfego, tendo alcançado através de contagem, às 11 horas deste sábado, dia 03, a quantidade de 94 veículos por minuto no sentido de Praia do Forte, o que perfaz um montante de 5.640 por hora, índice semelhante às artérias urbanas mais movimentadas de Salvador.
6. Por outro lado, a passagem na praça de pedágio, no sentido Salvador - Arembepe, por volta de meio dia da sexta feira, durou cerca de 15 minutos, por volta de meio dia da sexta feira, sendo mais rápido utilizar a via alternativa passando por dentro de Jauá e com a vantagem de não desembolsar qualquer valor, o que demonstra de que a CLN não está preocupada com evasão de receitas, justificativa para não cumprir o objeto do contrato de exploração da Rodovia firmado com a Governo do Estado, através da AGERBA.
7. Dizem que se alguém pensar numa coisa impossível, na Bahia já aconteceu: pois bem, esse caso do pedagiamento da Estrada do Coco é incomparável, pois já duram 9 anos as obras (2000 a 2008) para duplicação de míseros 51 km de rodovia, com aplicação de cobrança, desde o início do contrato, de tarifa integral, como tivessem sido concluídos, sem falar que se trata do valor mais caro cobrado no Brasil.
8. O mais estranhável nesta historia toda de descumprimento, pela CLN, do contrato publico por duas vezes seguidas, em 2003 e 2007, é o silêncio do Ministério Público Estadual, que tem uma vara especializada em fiscalização de ações que dizem respeito aos direitos do cidadão.
9. Outra situação degradante e agonizante são os serviços do Complexo Costa do Sauipe, que está funcionando de forma mambembe, com a Sauipe S/A assumindo a administração de 4 mega hotéis, depois da saída das cadeias Soffitel, Marriot e Rennaincense, ficando apenas o Brizes como remanescente da fase áurea.
10. Tudo funciona na base da improvisação, como forma de não deixar a estrutura parada, a espera de um grupo comprador para passar adiante, com enorme prejuízo, pois se calcula que entre o valor dispendido pela PREVI e os investimentos realizados a soma atinge a R$ 500 milhões e o valor de mercado não passa de R$ 100 milhões.
11. Esta situação causou um desequilíbrio no funcionamento dos serviços prestados pela Vila, já que a maioria dos bares e restaurantes funcionam precariamente, causando por sua vez uma retraída brusca na vendagem das casas que dependem desta estrutura, tendo casos de empreendimentos que só tiveram 40% dos imóveis comercializados.
12. O povo baiano quer saber: quando vão construir as cabeceiras do viaduto na BR-324, que seria o novo acesso a Simões Filho. O monstrengo ficou solto no espaço parecendo mais um elefante branco voando. Esta obra foi reivindicada a tapa junto ao DNIT e agora o grande volume de dinheiro acabou, sem garantir qualquer serventia.
13. O manda chuva do Partido da República nacional, deputado Valdemar Costa, já não agüenta mais as brigas entre as alas do partido na Bahia. De um lado, o senador Cesar Borges, presidente atual, sendo ladeado pelos deputados José Rocha e Sandro Régis e do outro, José Carlos Araujo, Jonga Bacelar, Tonha Magalhães, Bispo Marinho e Maurício Trindade.
14. Tudo gira em função de composição ou não do PR com o Governo Wagner. Tem dito que vai chegar a hora de decidir por um "tertius", para botar ordem na casa, a partir do respeito a vontade da maioria.
15. Depois de ser objeto de noticia infundada de nomeação para o Governo Wagner, Marcelo Abreu, ex-prefeito e presidente do DEM de Lauro de Freitas, terminou mesmo nos braços do PT: foi nomeado Secretario de Finanças da Prefeitura de S. Francisco do Conde, na RMS, município que possui a 5ª maior renda per capita brasileira e o 1º lugar em receita pública por habitante do Brasil.