Salvador

PERINI É BOA OPÇÃO PARA CLIENTE ESCOLHER BEBIDAS DO FINAL DE ANO

Vide
| 26/12/2008 às 12:15

  Os preparativos para a festa de fim de ano envolvem aspectos como a decoração da casa e a montagem do cardápio para a recepção na noite do dia 31, que vão da entrada à sobremesa.

  Para alegrar a festa e acompanhar os pratos, o que não pode faltar são as bebidas, especialmente os vinhos e espumantes.  Não existe uma regra rígida para harmonização, mas é preciso valorizar tanto a bebida quanto o prato. 

Para começar a festa, os espumantes são a companhia ideal.
 
  Leve e saborosa, a bebida, que é um tipo de vinho, acompanha bem entradas e também frutos do mar. Além, é claro, de ser a cara do Revéillon. O tradicional Prosecco da vinícola italiana Zonim é uma boa pedida. Quem prefere bebidas mais adocicadas pode optar por um Philéo Rose Extra Dry ou o Asti, também da Zonim.


   VINHOS E DOCES

  Já para servir uma sobremesa, prefira vinhos doces. Se for um prato que leva molho mais ácido, como o de tomate, prefira um vinho feito com uma uva mais ácida, como o cabernet sauvignon, que é tinto. Isto serve também para carnes mais fortes, como pernil de porco e lombo. Se for servir bacalhau, por exemplo, acompanhe com um vinho branco mais encorpado, como os feitos com a uva chardonnay.

  Uma boa pedida é o Opimio, da Zonin, ou o Insolia, da vinícola Cusumano, ambos safra 2006. Os brancos são vinhos mais jovens, que "pedem" para serem consumidos antes que os vinhos tintos. "Em geral, a média para se ter um vinho branco guardado é de quatro anos", destaca o sommelier Vevé Bragança, que periodicamente ministra curso de harmonização de vinhos no Ateliê Perini.  


  Já os tintos seguem a tendência contrária. Quanto mais velho, melhor. A média de tempo que pode ser guardado é de cinco a sete anos, podendo, em alguns casos, chegar a 15 anos. Tudo depende da safra.

  Ao guardar o vinho, deixe deitado para que a bebida fique em contato com a rolha e, desta forma, não resseque. Ao apertar a rolha e sentir um cheiro de uva ou se a rolha estiver úmida, é sinal de que já está quase passando da hora de consumir a bebida. O Nero D'ávola 2006 e o Amorane 2004, feito da uva valpolicella, são as dicas para quem quer acertar na escolha de um bom vinho tinto.

. 

ONDE ENCONTRAR


Perini Graça

Avenida Princesa Leopoldina, nº 398 - Graça
Telefone: 3444.0004
Horários de Funcionamento: 06 às 22h 


Perini Master

Av. Vasco da Gama, 3051.
Tel: (71) 3203-0062
Horário de funcionamento:
Segunda a Sábado 06:30h às 22h
Domingos 06:30h às 14h


Perini Pituba

Rua Maranhão, 64, Pituba.
CEP: 41.830-260.
Tel: (71) 3346-9999
Horário de funcionamento: Todos os dias das 06h às 22h

.