Três assaltantes de banco foram mortos e outros sete presos em flagrante, em confronto com policiais civis e militares, na madrugada deste domingo (14), no interior de um motel, na cidade de Eunápolis, segundo informações do site Radar64.
Com a quadrilha, que pretendia roubar o caixa eletrônico da agência do Banco do Brasil de Itabela, foram encontradas pistolas, revólveres, granada, dinamite, maçaricos e coletes a prova de bala. Eles estavam em dois veículos pick-up, uma Parati e uma Strada.
As investigações que resultaram na desarticulação da quadrilha foram feitas pelo delegado Moisés Damasceno, coordenador da Polícia Civil na cidade de Itabuna.
Em Eunápolis, a equipe de Damasceno contou com o apoio de agentes civis, coordenados pelo delegado Evy Paternostro, e do Pelotão Operacional Tático da 7ª CIPM, sob o comando dos militares Alexandre, Alberto e Oliveira.
As investigações, segundo Moisés Damasceno, apontam que os bandidos têm ligação com os roubos de caixas de banco registrados nos últimos meses na região Sul e extremo Sul da Bahia. Três dos membros da organização criminosa já tinham passagem na polícia de Itabuna e Espírito Santo, por 'estourarem' caixas eletrônicos.
Cada um dos assaltantes ficou num quarto do Motel Stylus, localizado no bairro Santa Isabel, nos fundos da Rodoviária de Eunápolis. O plano era roubar o caixa eletrônico do BB de Itabela na madrugada de domingo.
Os policiais informaram que montaram campana em frente ao motel às 22h00min horas de sábado (12) e que na invasão, por volta de 01h30min, foram recebidos a tiros pelos bandidos. No confronto, três deles foram mortos e sete acabaram sendo detidos, inclusive uma mulher.
VASSOURA DE BRUXA
Cerca de 20 agentes da Polícia Federal cumpriram mandado de busca e apreensão nas prefeituras de Itagimirim e Itapebi. O trabalho foi realizado junto com o Ministério Público Federal (MPF) e a Controladoria-Geral da União (CGU).
Em Itapebi, além da sede da prefeitura, os policiais ocuparam a casa do secretário de Saúde, Sidney Teixeira de Souza, que não estava no momento. Foram apreendidos documentos e CDs que podem servir de provas de fraude em licitação na área da saúde.
Na cidade de Itagimirim, antes de entrarem na sede da prefeitura, os policiais federais foram até a casa do secretário de Finanças, Ronaldo Costa, que assumiu o cargo a menos de um mês. Ele foi foi levado até o prédio da adminstração e ajudou os agentes a localizar os documentos. Entre o material apreendido, pastas de convênios com o governo federal firmados nos anos de 2007 e 2008.
De acordo com a PF, por determinação do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1) em Brasília, foram feitas apreensões com o objetivo de arrecadar documentos, arquivos em mídia, dinheiro e quaisquer outras provas da prática das fraudes por organização criminosa que vem atuando na região há pelo menos sete anos.
Os crimes sob apuração, cuja materialidade foi comprovada em 16 relatórios de fiscalização da CGU abrangendo o período de 2002 a 2008, consistem basicamente em fraudes a licitações promovidas por administrações públicas municipais do sul da Bahia e, conseqüentemente, desvios de recursos públicos para particulares.
A