Salvador

26 AVENIDAS DE SALVADOR COM REDUTOR DE VELOCIDADE LIGADOS SEGUNDA

Vide
| 14/12/2008 às 11:37

  Passada a eleição, a partir de segunda-feira, 15, o Redutor Eletrônico de Velocidade (REV), também conhecido como lombada eletrônica, funcionará em 26 avenidas consideradas pela Superitendência de Engenharia de Trafégo (SET), pontos críticos de trânsito.  Os equipamentos foram instalados onde os acidentes ocorrem com maior freqüência e substituem, nestes locais, os radares fixos que aferem a velocidade. 

As lombadas funcionarão em fase experimental nos próximos dois meses, período em que não haverá incidência de multa, ainda que o motorista ultrapasse a velocidade permitida. Além de registrar o excesso de velocidade, o equipamento também fará o registro do número de veículos que transita na via pública. 

Quando o veículo passa pelos sensores instalados na pista, o REV calcula a velocidade e a indica no visor, em formato de display. Ao exceder a velocidade permitida, o aparelho registra a imagem do veículo, que pode ser usada como prova da infração. Caso esteja trafegando acima do limite, o condutor pode reduzir a velocidade, antes de passar pelo equipamento e ser fotografado.  

Salvador conta com as 26 lombadas eletrônicas instaladas, 37 radares fixos e 80 fotossensores de invasão de sinal.

Estatística - De acordo com dados da SET, o número de acidentes automobilísticos com mortes, em Salvador, caiu 8% este ano (até 12 de dezembro) em relação ao ano passado. Em 2007, morreram 218 pessoas, enquanto em 2008 foram computadas 201 mortes no trânsito. Em média, para cada 10 mil veículos foram registradas, este ano, 3,4 mortes, número menor que o apurado no ano passado -  4,1 mortes por 10 mil veículos.


A fiscalização iniciada pela SET em julho deste ano resultou em 28.017 abordagens a motoristas, dos quais 616 receberam auto de infração em decorrência do uso de bebidas alcoólicas e outros 2.600 autos por motivos diversos.