O sistema de trens urbanos de Salvador não funcionará nos próximos dias 2 e 3 de dezembro. O motivo é a greve de advertência anunciada para esses dois dias pelos ferroviários baianos, que aderiram ao movimento nacional da categoria.
Em comunicado enviado à Companhia de Transporte de Salvador (CTS), o Sindicato dos Trabalhadores em Empresas do Transporte Ferroviário e Metroviário dos Estados da Bahia e Sergipe - Sindiferro informa que a decisão da categoria foi tomada em assembléia geral extraordinária e a paralisação do trabalho ocorrerá a partir da zero hora do dia 2, terça-feira.
Durante a paralisação, a Prefeitura Municipal orienta os passageiros dos trens urbanos a utilizarem o serviço de ônibus coletivo que atende regularmente ao subúrbio. O sistema ferroviário da capital, que faz a linha Calçada-Paripe, transporta diariamente uma média de 17 mil pessoas.
Em outubro, 491 mil pessoas utilizaram os trens da capital, segundo informação da CTS, gestora da ferrovia. A maioria dos usuários é formada por moradores dos bairros do subúrbio e trabalham ou estudam no centro da cidade. A operação da Ferrovia Calçada-Paripe é feita hoje por 167 ferroviários.