Salvador

PREFEITURA VAI REQUALIFICAR CALÇADAS DO BAIRRO DO COMÉRCIO

Vide
| 27/11/2008 às 11:43
Desenvolvido pelo Escritório de Revitalização do Comércio (ERC), o Projeto de Requalificação de Calçadas do Bairro do Comércio tem como proposta recuperar 34 quadras (61.500 m²). Orçada em R$ 9,850 milhões, a iniciativa receberá recursos do Ministério das Cidades (MC), da Prefeitura do Salvador e de uma parceria público-privada com a Associação Comercial da Bahia (ACB).

O projeto foi aprovado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) quando teve seu teor ratificado pelo superintendente da 7ª SR/Iphan, Eugênio de Ávila Lins, porque os logradouros públicos em questão estão inseridos na vizinhança de área tombada pelo governo federal, processos nº 1093-T e nº 112-T de 1938 e em Área de Proteção Contínua à Área de Proteção Rigorosa, conforme Lei Municipal nº 3.289 / 83.
 
revitalizacaodocomercio0023Novos passeios II
O Iphan acatou a explicação da Prefeitura que alega alto custo na manutenção e conservação das pedras portuguesas. Em seu parecer, Eugênio Lins justifica a liberação por compreender que as melhorias urbanísticas propostas pela administração municipal irão proporcionar maior conforto aos transeuntes, proprietários e investidores na região, sem interferir na visibilidade do perfil do casario existente.

O projeto auxilia na valorização da área, que considera como importante documento da paisagem cultural da cidade. Estão dentro destas áreas os passeios das praças Conde D' Eu e dos Arcos, Marechal Deodoro e da Inglaterra, da quadra do Banco do Brasil e da Avenida da França.