Salvador

AMURC COMPLETA 25 ANOS E PRESIDENTE QUER FORTALECER ENTIDADE REGIONAL

Vide
| 25/11/2008 às 11:22
Presidente da Amurc, Orlando Filho, quer fortalecer entidade (Foto/Waldir Gomes)
Foto:
Um encontro de prefeitos atuais e eleitos celebra nesta terça-feira dia 25, o 24° aniversário da Associação dos Municípios do Sul, Extremo-Sul e Sudoeste da Bahia (AMURC). O evento acontece a partir das 14 horas no Tarik Plaza Hotel, em Itabuna. Tem como um de seus objetivos mostrar a estrutura da entidade criada em 1984 para os prefeitos que chegam e os atuais.  E, também, as ações implementadas durante os dois anos da atual gestão. No evento, serão homenageados os ex-presidentes da entidade municipalista.


 O aniversário da Amurc pretende ser principal evento da semana no Sul do Estado, segundo o presidente da entidade Orlando Filho, também prefeito do município de Buerarema. "Pelo que os municípios representam sócio e economicamente na região. São cerca de 3 milhões de habitantes", disse ele. .É o primeiro encontro de prefeitos da região da área de influência da instituição após as eleições de outubro.


De acordo com Orlando Filho, o objetivo do evento é fazer com que os gestores conheçam mais a instituição a fim de fortalecer o compromisso com o movimento municipalista. "A AMURC surgiu para lutar pelos interesses da região. Por isso vamos celebrar seu aniversário discutindo seu papel e traçando novas metas", declarou.


Programação


      A abertura da solenidade será feita pelo atual presidente da AMURC e prefeito de Buerarema, Orlando Filho. A programação segue com uma explanação sobre a estrutura administrativa da Associação, apresentação das ações e projetos realizados pela gestão 2007/2008. Após haverá uma homenagem aos ex-dirigentes da entidade. No encerramento, está previsto um coquetel às 17h30m.


A AMURC


           
Fundada em 21 de novembro de 1984, a AMURC foi idealizada pelos prefeitos Ubaldo Dantas, de Itabuna, e Jabes Ribeiro, de Ilhéus, que também foi o primeiro presidente. Criada na época em que o Brasil atingiu sua máxima produção de cacau, a princípio, a entidade foi nomeada como Associação dos Municípios da Região Cacaueira.

Independente e sem vínculos partidários, a Amurc tem a missão de lutar pelo desenvolvimento socioeconômico, cultural, ambiental, administrativo e político da região dos municípios associados. Funcionando como um instrumento comum, a instituição possui o espírito de coletividade, sendo a voz dos seus municípios filiados no âmbito estadual e nacional.


Nos seus 24 anos tem desempenhado um grande papel nas lutas regionais, a exemplo da implantação do curso de medicina na Universidade Estadual de Santa Cruz(UESC),Outras bandeiras regionais tem tido a participação da Amurc para citar uma delas a luta pela institucionalização de um dos seus principais órgãos, a Ceplac.