Salvador

SAEB PROMOVE 'WORKSHOP' CÓDIGO DE ÉTICA: DESAFIOS E LIMITES

Vide
| 10/11/2008 às 19:01
   A Secretaria da Administração do Estado da Bahia promove nesta quarta-feira (12) o workshop "Código de Ética: Desafios e Limites", a partir das 8h, no auditório Fundação Luís Eduardo Magalhães (Flem).

  São esperados 280 participantes entre diretores gerais e administrativos, coordenadores de Recursos Humanos, servidores em geral e representações de sindicatos para a construção do código de ética no âmbito do Poder Executivo Estadual.

  O objetivo é orientar os servidores quanto às condutas a serem adotadas no exercício das funções públicas.O secretário da administração, Manoel Vitório e o procurador geral do Estado, Rui Moraes Cruz, estão entre os integrantes da mesa de abertura.

  "Esta ação está alinhada às diretrizes do plano de governo, que enfatiza a ética na administração pública e busca aprimorar seus mecanismos de gestão", explicou Vitório. Pela manhã, os palestrantes são o procurador do estado Fernando Rocha Santana e o conselheiro substituto do Tribunal de Contas do Estado, Inaldo Paixão, que abordarão a ética no serviço público.


  CORREGEDORIA

  À tarde, está programada a formação de grupos de trabalho para debater deveres, direito, vedações e conflitos de interesse no exercício de um cargo público. A iniciativa é da Corregedoria Geral do Estado (CGR), que em 8 meses de atuação, inspecionou 28.136 servidores para verificação de local de trabalho e atividade desenvolvida.

  A verificação abrangeu, até o momento, 161 unidades de órgãos públicos nas cidades de Salvador, Feira de Santana, Alagoinhas, Itabuna, Juazeiro e Vitória da Conquista.


  A Saeb realizou uma videoconferência na semana passada, quando foi iniciada a construção do Código de Ética do Serviço Público entre mil servidores da capital e de 30 cidades do interior do estado. Nortearam o debate os princípios previstos no artigo 37 da Constituição Brasileira, que trata da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência na administração pública.
 
  Em agosto, 1.500 servidores foram capacitados no treinamento sobre Processo Administrativo Disciplinar, em parceria com a Controladoria Geral da União (CGU).