Salvador

REI VISITA TERREIRO DA GOMÉIA E ALMOÇA EM BARRACA DE VILAS ATLÂNTICO

Vide
| 08/11/2008 às 22:18
Rei Nana é recebido pela prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho (F/Dep/Com)
Foto:

LAURO DE FREITAS/BA - A prefeita Moema Gramacho recebeu neste sábado a visita de Nana Osei Asibey I, rei dos Kwahu, região do sudoeste ganês.

Com as vestes tradicionais de seu país e muitos acessórios de ouro, metal abundante em sua região, Nana Osei iniciou o "tour" pelo município no terreiro Ibo Ati Asse Oluwo Ogum Megé, no Parque São Paulo, em Itinga.
 
O rei também visitou o terreiro São Jorge Filho da Goméia, em Portão, e conheceu as instalações do Restaurante Popular, antes de um almoço com a prefeita na Barraca Araruama, em Vilas do Atlântico.


No terreiro de São Jorge Filho da Goméia, Nana Osei afirmou que conseguiu encontrar o que estava procurando desde sua chegada às terras baianas: manifestações claras da cultura afrodescendente.

"A Bahia e a África estão ligadas como uma mãe ao seu filho", disse o rei ganês contente em ver parte de sua cultura preservada em solo tupiniquim. O rei ficou orgulhoso ao ver a oficina Kula de tecelagem, do terreiro da Goméia, que utiliza métodos parecidos com os de seu país. "Não podemos deixar nossa cultura ser levada com o vento ou morta pela distância", reiterou.


Nana Osei Asibey I anunciou que irá realizar um intercâmbio cultural entre o município e sua terra natal e entregou à prefeita um DVD com projeto de implantação de uma oficina de tecelagem.

Moema lembrou que Lauro de Freitas é a cidade baiana com maior percentual de afrodescendentes no país (81,39%) e que estreitar este laço é importante para valorização e resgate da cultura negra no município.
 
"Nossa raiz afro é muito forte, podemos ver isso na capoeira, na comida, na religião. Temos que fortalecer cada vez mais esta tão importante cultura".