O Prefeito João Henrique e o Ministro da Integração Geddel Vieira Lima acompanharam nesta manhã de sexta-feira (7) o desembarque dos trens do metrô, no cais do armazém 7/8.
O prefeito destacou que a chegada dos vagões inaugura a Transalvaldor, projeto multimodal de mobilidade urbana que integra o sistema de transportes ferroviário, rodoviário e hidroviário, incluindo a ciclovia.
A área para a estocagem dos vagões, inclusive, foi vistoriada em outubro pela empresa Ductor e pelo Consórcio Sondotécnica/Geohidro, que prestam consultoria à Companhia de Transporte do Salvador (CTS), e constataram que o local atende às condições de estocagem e manutenção recomendadas pelo consórcio formado pelas empresas Mitsui (Japão) e Rotem (Coréia do Sul) fabricantes dos trens.
Com a aprovação do local pelas consultorias e em razão da proximidade da chegada dos trens, a CTS enviou um ofício à Conder, na quarta-feira, informando que o local para o armazenamento e estocagem já se encontrava disponível para o recebimento dos vagões.
O primeiro trecho do Metrô de Salvador tem extensão de 6 km, com duas estações ao longo dos 1,5 km de via subterrânea, e dois terminais nos 4,3 km do trecho elevado.