Salvador

CIA INDEPENDENTE DA PM E PREFEITURA DE LAURO FORMAM 2.076 ALUNOS

Vide
| 18/10/2008 às 16:09
Os alunos comemoram a conclusão do curso do Proerd (Foto/Div)
Foto:

 

LAURO DE FREITAS/BA - A 52ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) de Lauro de Freitas forma, a partir do dia 21 (terça-feira), mais 2.076 alunos, a maioria da rede pública municipal e 58 alunos do sistema particular de ensino, no Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd).

Esta é a segunda turma de formandos no programa, realizado em parceria com a Prefeitura Municipal. A primeira turma, formada em junho, contou com 1.066 alunos e foi recorde do Proerd no Estado.


A quantidade de alunos nesta segunda turma superou as expectativas e forçou a 52ª CIPM a realizar a solenidade de formatura dos alunos em quatro momentos. O primeiro será na terça-feira (21), às 14h30, na Escola Municipal Vida Nova, no Caji/Vida Nova. Os alunos da comunidade de Itinga serão formados na quarta-feira (22), às 8h30, no Ginásio Municipal de Esportes, que na parte da tarde, às 14h30, sediará a solenidade de formatura dos alunos das localidades do Centro e Areia Branca. Na quinta-feira (23) será a vez dos alunos da comunidade de Portão, que receberão o certificado de conclusão do curso às 14h30, no Terminal Turístico.


O programa é voltado para alunos com idades entre 9 e 12 anos, principalmente os da rede municipal de ensino. No curso eles recebem a cartilha do estudante, que os ensina a resistir ao assédio das drogas e como evitar a violência.
 
Para isso os policiais professores fortalecem o sentimento de cidadania e a relação família, escola e sociedade. "É uma forma também de estreitar os laços entre a família e comunidade laurofreitense com a Polícia Militar", destacou o major Elias Neves, da 52ª.


Prevenção à violência 

A estratégia de aproximar a comunidade da PM para promover a prevenção à violência também está presente em outros programas da companhia de polícia do município em parceria com a Prefeitura, a exemplo do Curso de Promotores de Polícia Comunitária, construído nos moldes do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), do Governo Federal.

O curso, ministrado em parceria com o Comando da PM da Bahia, qualificou 60 pessoas, entre policiais militares, guardas municipais, lideranças comunitárias e funcionários públicos do município. A partir deste curso, a 52ª e as comunidades estão em fase de implantação dos Conselhos Comunitários de Segurança Pública.