De acordo com as investigações realizadas pela Polícia sergipana, o crime foi planejado pela cantora de arrocha Adriana da Conceição Pereira, a "Adriana Mel", de 34 anos, amante de Cristiano de Jesus, para ficar com o dinheiro da pensão de duas filhas deficientes físicas que teve com a vítima.
Segundo o delegado Celso Bezerra, coordenador da 3ª Coorpin, Cristiano de Jesus, que tem mandado de prisão, será recambiado para a cidade de Itabaiana, onde responderá por homicídio qualificado juntamente com "Adriana Mel", que também se encontra presa na delegacia daquela cidade, à disposição da Justiça.
Logo após o crime, na tentativa de dificultar as investigações, "Adriana Mel" compareceu à delegacia e contou que o ex-marido havia sido morto por assaltantes. Mas durante o depoimento a mulher caiu em contradição e acabou confessando sua participação no assassinato, apontando Cristiano de Jesus como o autor dos tiros que resultaram na morte do aposentado.
Pensão
"Adriana Mel", natural da cidade de Santo Amaro, se casou com Macssuel Pereira em 5 de agosto de 1993, tendo com ele cinco filhas, duas delas deficientes físicas, que recebiam regularmente a pensão da Previdência Social. Com a separação do casal, em 2005, as meninas ficaram com a mãe, mas depois, percebendo que as crianças estavam sofrendo maus tratos, Macssuel Pereira conseguiu a guarda das duas filhas, passando a receber a pensão.
Achando que a morte de Macssuel Pereira seria a única saída para voltar a receber a pensão das filhas, "Adriana Mel" tramou o assassinato do aposentado. Agora, as cinco crianças estão sob a guarda do Conselho Tutelar de Sergipe. As diligências que resultaram na prisão de Cristiano de Jesus foram coordenadas pelo delegado William Achan, titular da Delegacia de Santo Amaro.