Os resultados práticos já começam a ser percebidos, com a adesão de empresários e de escolas ao programa. A procura maior parte de organizações ligadas à área de transporte, preocupados com o aumento nos índices de acidentes de trânsito e com a saúde de seus funcionários.
No primeiro semestre deste ano, o CATA realizou, em parceria com o Serviço Social do Transporte e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte, palestras para centenas de funcionários de oito grandes empresas do setor, localizadas em Salvador e região metropolitana. De acordo com Andréa, a pedido de algumas empresas há itens que são focados com maior ênfase.
" Nas empresas de transporte, por exemplo, falamos das conseqüências do uso e abuso do álcool nos acidentes de trânsito. Nas escolas, abordamos bastante com os jovens a relação familiar de dependência e as conseqüências na vida do usuário. Já na área da saúde, focamos na dependência e co
mo preveni-la", explica.
EQUIPE
A assistente social conta que equipes das Obras Sociais Irmã Dulce realizam visitas periódicas a centros de dependência química e promovem visitas domiciliares às famílias dos usuários que se tratam no ambulatório da unidade. "O objetivo é estimular a prevenção dentro da própria família, pois percebemos que muitas vezes há um padrão permissivo para o abuso do álcool por parte de outros membros, repetindo a história de dependência", observa. As instituições interessadas em solicitar palestras e visitas dos especialistas do CATA devem encaminhar o pedido através do fax (71) 3310-1195.