A 14ª edição da Casa Cor Bahia, que este ano ocupa três andares do Hotel Tropical da Bahia e vai até o dia 26 de outubro, está com diversos ambientes criados e decorados por renomados profissionais especialmente para o evento. São 30 ambientes residenciais, áreas para restaurantes, salão de festas, livraria, temakeria, pizzaria, floricultura e uma charmosa galeria de arte, num total de 50 ambientes, com projeto geral assinado por Rogério Menezes.
Para montar a galeria de arte na mostra deste ano, foi convidado o arquiteto baiano Marco Alan da Hora Brito, que buscou inspiração nas obras de grandes artistas plásticos como, por exemplo, César Romero. O projeto da galeria elaborado por Marco Alan em parceria com o também arquiteto Marcos Jucá, segue uma linha moderna, com novidades na pavimentação e no revestimento das paredes.
"Optamos pelo piso de madeira porque além de bonito, é pratico, já vem pronto para instalação. Com este projeto buscamos sair do lugar comum no que diz respeito ao ambiente asséptico e imparcial de uma galeria de arte, procurando deixá-la mais convidativa e aconchegante" explica Brito.
O piso ainda traz um detalhe, uma caixa de sal grosso embutida com iluminação direta, cujo efeito cria uma iluminação no ambiente projetada pelo sal. No revestimento, para quebrar a monotonia do papel de parede branco, que tem uma textura que remete a uma tela crua de pintura, os arquitetos utilizaram uma pedra artificial na cor vermelha, formando uma faixa contínua que sai do piso e se prolonga pelas paredes e pelo teto, dando uma movimentação e um dinamismo ao espaço.
"O nosso objetivo foi transformar o ambiente da galeria num local onde não só as obras de arte podem ser admiradas, mas também a arte da arquitetura na criação deste espaço, sem que haja competição com as obras de arte expostas" esclarece o arquiteto.