Salvador

SALVADOR GANHA MAIS 20 ÔNIBUS ADAPTADOS PARA PORTADORES DEFICIÊNCIAS

Vide
| 16/09/2008 às 23:37
Os ônibus são adaptados para atender os cadeirantes (Foto/Secom)
Foto:
 O sistema de transporte coletivo de Salvador ganhou 20 ônibus adaptados para pessoas com deficiência ou dificuldade de locomoção. Os novos veículos foram apresentados à população na tarde desta terça-feira (16), na Praça Municipal.


Os veículos renovam a frota da empresa Expresso Vitória e passam a operar, a partir desta quarta-feira (17), ligando os bairros da Ribeira, Barbalho, Pituba, Pernambués, Sieiro, Pau da Lima, Cajazeiras e Dom Avelar a diversas áreas da cidade, a exemplo de Iguatemi, Aeroporto, Barra, Estação Pirajá, Terminal da França e Barroquinha.


O diretor da Expresso Vitória, Edmilson Alves, explicou que os novos ônibus foram fabricados de acordo com o que há de mais moderno para atender a pessoas com dificuldades especiais. Além de elevador e dois lugares para cadeirantes, possui pegador táctil, banco para obesos e espaço reservado para cão-guia. Além disso, começam a circular com câmeras de segurança. Alves informou também que a empresa conta com 73 ônibus adaptados, o equivalente a 55% do total de sua frota.



Regularização


Antecipando-se à determinação da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que determina a obrigatoriedade, a partir do próximo dia 16 de outubro, de todos os ônibus saírem das fábricas com equipamento para acessibilidade, a Prefeitura de Salvador, através da Superintendência de Transportes Públicos (STP), intensificou a fiscalização dos veículos, impedindo a circulação de ônibus sem as condições recomendadas.


Atualmente, a capital baiana conta com 313 veículos adaptados para portadores de necessidades especiais em circulação, o equivalente a 13% do total. A legislação federal exige o percentual mínimo de 5%, mas, segundo a STP, a Prefeitura além de superar a meta, trabalha para aumentar este percentual. A proposta é atender ao decreto federal 5.296/2004, antes do prazo estabelecido, que é o ano de 2014, para que os ônibus de transporte coletivo de todo o País estejam aptos ao atendimento a pessoas com deficiências. 



Acessibilidade


O presidente da Associação Municipal e Metropolitana das Pessoas Portadores de Deficiência (AMPDEF), Cledson Oliveira, considera a aquisição de ônibus adaptados como uma grande vitória. "A administração municipal e a empresa estão garantindo nosso direito de ir e vir. Este modelo de ônibus atende aos nossos anseios".


O vice-presidente da AMPDEF, Moisés dos Santos, também classificou a incorporação dos ônibus adaptados como o meio de viabilizar a sua acessibilidade com mais conforto e dignidade.