Salvador

PARADA GAY DEVE REUNIR MAIS DE 300 MIL NO CENTRO SSA, NESTE DOMINGO

Informações de A TArde
| 13/09/2008 às 23:23
Perucas coloridas, vestidos brilhantes, coroas enfeitadas com plumas, roupas de Mulher Maravilha, Mulher Gato, Gladiador. Estas indumentárias fazem parte do visual de quem vai à 7ª Parada do Orgulho Gay de Salvador, que acontece hoje, e a procura por elas aumenta o movimento nas lojas de fantasias e acessórios.

Na Vista e Brinque, localizada no Politeama, cerca de dez pessoas foram durante a última semana buscar roupas para ir à parada. No entanto, Darlene Leite, supervisora da loja, reclama que o movimento foi inferior ao do ano passado. "Foram mais de 50 pessoas, mas neste ano foi bem menor. Acho que o evento foi pouco divulgado, eu mesmo só soube quando um cliente me disse", conta Darlene.

Apesar de terem diminuído, esses clientes são os mais animados, relata a supervisora. "São descontraídos, divertidos, bem- humorados. Expõem o que querem sem pudor, então são mais fáceis para atender", afirma. As fantasias de Mulher Gato e Gladiador foram algumas das requisitadas durante a semana.
Segundo Meire Jane, atendente da Beija Flor Fantasia, em Ondina, alguns participantes da parada preferem misturar diversos

acessórios a comprar uma fantasia já completa. "Vão pegando diversas peças e fazem uma mistura para ficar uma coisa original", explica Meire.

Já as preferências desses clientes são fáceis de entender: "Eles gostam de roupas extravagantes, cheias de brilho, que chamem a atenção", relata, mostrando como  exemplo um vestido roxo brilhante e com lantejoulas. Segundo a atendente, a maior procura durante a semana foi por perucas e por fantasias da Mulher Maravilha.

A sétima edição da parada já começa no final da manhã de hoje. Às 11h será iniciada a concentração no Campo Grande, de onde o desfile sairá, em direção à Praça Castro Alves. As atrações do palco principal começam nesse horário. Além dos shows, haverá ainda apresentação de transformistas e discursos de ativistas dos grupos em favor dos homossexuais.

Animação - O desfile, que será animado por doze trios elétricos, sairá às 14h30. Os DJs são as principais atrações, mas haverá também artistas como Gerônimo e Nara Costa (confira quadro com a programação). Haverá também festa em locais fechados durante todo o dia. À tarde, no Hotel da Bahia, no Campo Grande, o cardápio será feijoada, ao som de música eletrônica, com a presença do DJ paulista Felipe Venâncio.

Continuando as celebrações  às 19h a boate Off Club, na Barra, abre suas portas. Já a partir das 22h a festa é no Clube Queens, nos Barris.

No ano passado, a Parada Gay de Salvador reuniu 300 mil pessoas e protestou contra a homofobia. Para esta nova edição, a manifestação ficará por conta de 16 caixões cobertos com bandeiras pretas que estarão expostos no evento - referência ao mesmo número de homossexuais assassinados neste ano, segundo estatísticas do Grupo Gay da Bahia.