Salvador

COMEMORAÇÃO DO 7 DE SETEMBRO TEVE MAIS GENTE DO QUE NO 2 DE JULHO

Vide
| 07/09/2008 às 15:01
Milhares de pessoas foram à Avenida Sete acompanhar o desfile dos miltares (F/BJá)
Foto:
  Milhares de pessoas foram às ruas no 186° aniversário da independência do Brasil para comemorar a festa da Independência, com desfile de militares ao longo da Avenida Sete de Setembro, na Vitória e no Campo Grande.

  Observadores da cena urbana afirmaram que houve muito mais populares neste 7 de setembro do que no último 2 de julho, a festa da independência da Bahia.

  A comemoração foi aberta oficialmente com a revista das tropas pelo comandante da 6° região militar, general de divisão João Francisco Ferreira, e pelo governador, Jaques Wagner. Às 9h30min, as bandeiras foram hasteadas e teve início o desfile militar e cívico.

  Este ano, a Marinha coordenou a solenidade, e o comandante oficial do desfile, capitão de mar e guerra, Moniz de Aragão, reforçou a emoção de ver tantas pessoas prestigiarem a festa. "A importância se dá pelo 7 de setembro ser a data magna da nação brasileira, que nós devemos comemorar com todo amor ao Brasil", salientou.  

O capitão José Hipólito de Oliveira, 82 anos, combatente na 2° Guerra Mundial e integrante da Força Expedicionária Brasileira, fez parte do segundo grupo a desfilar, bastante aplaudido pelos presentes. Ele participa todos os anos do desfile. "A emoção se renova todos os anos, principalmente quando eu vejo o povo participando desta forma", enfatiza Oliveira.

No final do desfile militar e começo do desfile cívico com as instituições e escolas, as pessoas começam a adentrar as ruas. É nesta hora que as fanfarras passam e que as crianças começam a dançar. A pequena Luana Beatriz dos Anjos, 3 anos, balançava animada a bandeira nacional. Gadiel dos Anjos, pai da menina, conta que não conhecia a festa, mas adorou. "Sempre tive desejo de conhecer, e não tinha com quem vim. Agora, resolvi trazer a minha filha", comenta Anjos.

Autoridades 

No palanque oficial, o governador Jaques Wagner, o prefeito de Salvador João Henrique e o ministro da integração nacional, Geddel Vieira Lima dividiam as atenções. Em todos os momentos que desfilavam crianças e idosos, os aplausos eram mais enfáticos.

Para Jaques Wagner, o desfile foi bonito e organizado. "Quem merece as palmas é o povo baiano. Este ano procuramos organizar melhor, mas é natural que as pessoas estivessem em casa descansando. Mas este ambiente de disputa eleitoral também estimula a vinda no Sete de Setembro", pondera o governador.