Para atracar nos terminais de São Joaquim e Bom Despacho, o novo ferry-boat Ivete Sangalo vai contar com atracadouros exclusivos, que foram construídos especialmente e em tempo recorde para receber a embarcação. A inauguração dos dois terminais acontece na terça-feira, dia 19 de agosto, juntamente com a entrada em operação do novo ferry, com as presenças da cantora Ivete Sangalo e do governador Jaques Wagner.
"Utilizamos o que há de melhor no mundo em inteligência de engenharia para construir essa obra no tempo recorde de quatro meses e meio e com todas as adversidades do período de chuvas em Salvador", afirma o engenheiro responsável Kleber Coelho Júnior, diretor da Globeal Engenharia. Ele informa que "não há projeto similar no Brasil" e que a tecnologia utilizada é a mesma do atracadouro de Brisbane, na Austrália, onde também operam ferries do porte do Ivete Sangalo.
No total, cerca de 100 operários se revezaram na construção da obra, de domingo a domingo, 24 horas por dia. "Uma obra de engenharia complexa no mar, com estacas de até 28 metros de profundidade e 138 metros distantes da costa", explica o engenheiro, ressaltando que o novo terminal vai permitir maior mobilidade na entrada e saída de veículos e passageiros utilizando ponte metálica sobre flutuadores, regulável pelo nível do mar. Ele diz ainda que o novo terminal será utilizado unicamente pelo Ivete Sangalo ou outras embarcações desse mesmo porte e calado.
O novo equipamento vai permitir a subida simultânea de veículos, reduzindo para cinco minutos o procedimento que na estrutura dos outros ferries dura 15 minutos e contribuindo para maior agilidade no deslocamento Salvador-Ilha de Itaparica, já que o ferry Ivete Sangalo vai fazer o percurso em apenas 30 minutos. Atualmente, os seis ferrys em atividade percorrem a mesma distância em 45 minutos ou até uma hora. Vale destacar que o novo ferry, que já se encontra ancorado no novo terminal, em São Joaquim, tem capacidade para 610 passageiros e 74 veículos.
Sobre a Globeal Engenharia
A Globeal Engenharia é uma empresa baiana com mais de 10 anos de atuação no mercado, especializada em obras complexas na terra e no mar. Além da construção dos ancoradouros exclusivos para o ferry-boat Ivete Sangalo nos terminais de São Joaquim e Bom Despacho, está executando no aeroporto de Salvador a instalação do sistema de transferência automática de cargas da Base Aérea de Salvador. Seu diretor, o engenheiro Kleber Coelho Júnior, é baiano, graduado pela Escola Politécnica da UFBA, com especialização em Gerenciamento de Construções Internacionais na Universidade de Lund, na Suécia