Com um vestido vermelho, em homenagem ao orixá do dia, Iansã, Alcione foi ovacionada, ao subir ao palco. Num coro ensurdecedor, os fãs da sambista cantaram do início ao fim o repertório do show, que incluiu grandes sucessos como "Meu Ébano" e "Minha estranha loucura", além de novas músicas, como "Maria da Penha", que Alcione dedicou às mulheres de garra e coragem que denunciam a violência de gênero.
À zero hora de quinta-feira (31), Alcione cantou os parabéns para a cidade, acompanhada pelo coro da multidão. "O público daqui foi bastante receptivo. Gostei muito da cidade, que é parecida com a minha São Luis (Maranhão), com belas praias e uma culinária maravilhosa", afirmou a cantora, colocando Lauro de Freitas entre o de tudo que ela gosta. Além da Marrom, Viola de Doze, gravou o primeiro dvd da carreira da banda e fez o público sambar mesmo com a chuva fina que insistiu em cair na noite de quarta-feira.
Missa e Desfile Cívico
Mais de dois mil alunos da rede municipal de ensino participaram do Desfile Cívico Cultural, em comemoração ao aniversário da cidade, realizado na manhã desta quinta-feira (31). O percurso, do fim de linha da Mario Epinghaus à Praça da Matriz, ficou marcado pelas cores e diversidade cultural. Grupos de dança, teatro de bonecos, fanfarras e alunos das escolas municipais fizeram um bonito e atraente espetáculo, marcado pela entoação do Hino Nacional Brasileiro, à capela, pelos alunos da Escola Constantino Vieira, de Portão.
Mais cedo, às 9h, uma Missa Solene foi celebrada pelo padre Antônio Sérgio, da Paróquia de Santo Amaro de Ipitanga. Autoridades e munícipes devotos do santo padroeiro da cidade acompanharam o sermão do pároco sobre a conduta ética e moral do ser humano perante Deus e os homens. O padre chamou a atenção para o momento eleitoral e disse que todos devem ter o discernimento necessário na hora de votar. "Faremos como disse Jesus, que Deus jogará sua rede e separará os homens de bem e os homens de má conduta".
Largo do Caranguejo
As comemorações aos 46 anos de emancipação política de Lauro de Freitas foram encerradas no Largo do Caranguejo, em Itinga. O bairro mais populoso da cidade, com mais de 80 mil habitantes, parou para ver o reggaeman Dionorina, que trouxe no repertório músicas de sucesso, como "Altíssima Canção" e "Porrada de Polícia". Em meio ao show, um momento especial, com a apresentação de Lazzo, que fez a praça cantar junto "vem correndo me abraça e me beija".