Na correspondência, o arcebispo solicita adoração eucarística em todas as paróquias de Salvador. colégios, conventos, hospitais e cemitérios, colocar jornais e revistas falando sobre crimes diante do alta e repicar de sinos.
A CARTA
Revmo. Padre
Paz e Bem!
Estamos assistindo, assustados, noticiários de violência galopante em nossas cidades. Vidas inocentes são ceifadas, a "justiça" é feita com as próprias mãos e, especialmente, a população mais carente sofre com a morte dos seus jovens.
Diante desta realidade não podemos apenas olhar passivamente. Precisamos agir, dar um sinal da nossa solidariedade com a cidade que sofre.
É verdade, muito já fazemos com nossa ação evangelizadora, através dos nossos grupos, pastorais e obras de Misericórdia. Mas a cidade clama por um gesto profético.
Neste momento, o maior sinal que podemos dar é nossa ação orante e adoradora. Este será nosso grande testemunho.
Quero convocar você para um dia de Adoração Eucarística e Celebração da Missa e demais demonstrações públicas em sua comunidade paroquial. Vamos elevar ao Coração de Jesus nosso apelo de paz.
Assim, conclamo Você e os Fiéis a fazerem do dia 01 de agosto, das 08:00 as 18:00, uma grande vigília de adoração pela paz em nossas cidades.
Seria muito interessante que fossem convidadas famílias vítimas da violência para receberem o alento da oração e a solidariedade da comunidade.
Ao meio dia os sinos devem tocar e todos, especialmente os que não puderem estar presentes na adoração, sejam convidados a fazer um minuto de silêncio.
É importante que este momento seja bem divulgado. Será uma expressão publica da nossa oração. Peça aos fiéis que usem todos os recursos modernos de mobilização e lembrança como os torpedos do celular, o orkut, o MSN e os e-mail's. Toda a sociedade deve ser motivada a parar e rezar ao meio dia do dia 01 de agosto.
Às 18:00 a vigília deverá ser encerrada com a Bênção do Santíssimo Sacramento, preferencialmente na porta da Igreja, seguida da Celebração da Missa, como uma bênção para toda a cidade.
Nesse momento toda a população é convocada a acender velas nas janelas de suas casas, como sinal de oração e solidariedade aos que sofrem.
Prezado Padre, com a sua adesão tenho certeza que faremos deste dia um dia de bênçãos e graças para nossa cidade.
Deus o abençoe.
Dom Geraldo Majella Agnelo
Cardeal Arcebispo de S. Salvador
Programção
Um dia inteiro de oração e ações simbólicas que reflitam o desejo de paz de toda a sociedade.