Salvador

VIOLÊNCIA: CARDEAL PEDE PARA COLOCAR JORNAIS E REVISTAS DIANTE ALTAR

Veja programação
| 31/07/2008 às 16:00
O cardeal Geraldo Majella comandará a Vigília de Adoração pela Paz na Bahia (Foto/Div)
Foto:
  A Igreja Católica está promovendo nesta sexta-feira, 1º, uma vigília de adoração pela paz em nossas cidades. Em carta circular a todos os párocos da Bahia, o cardeal arcebispo Primaz do Brasil, dom Geraldo Majella, situa que "a violência está galopante em nossas cidades", com muitas vidas sendo ceifadas.


   Na correspondência, o arcebispo solicita adoração eucarística em todas as paróquias de Salvador. colégios, conventos, hospitais e cemitérios, colocar jornais e revistas falando sobre crimes diante do alta e repicar de sinos.
 
   A CARTA


Revmo. Padre


Paz e Bem!


Estamos assistindo, assustados, noticiários de violência galopante em nossas cidades. Vidas inocentes são ceifadas, a "justiça" é feita com as próprias mãos e, especialmente, a população mais carente sofre com a morte dos seus jovens.


Diante desta realidade não podemos apenas olhar passivamente. Precisamos agir, dar um sinal da nossa solidariedade com a cidade que sofre.


É verdade, muito já fazemos com nossa ação evangelizadora, através dos nossos grupos, pastorais e obras de Misericórdia. Mas a cidade clama por um gesto profético.


Neste momento, o maior sinal que podemos dar é nossa ação orante e adoradora. Este será nosso grande testemunho.


Quero convocar você para um dia de Adoração Eucarística e Celebração da Missa e demais demonstrações públicas em sua comunidade paroquial. Vamos elevar ao Coração de Jesus nosso apelo de paz.


Assim, conclamo Você e os Fiéis a fazerem do dia 01 de agosto, das 08:00 as 18:00, uma grande vigília de adoração pela paz em nossas cidades.


Seria muito interessante que fossem convidadas famílias vítimas da violência para receberem o alento da oração e a solidariedade da comunidade.


Ao meio dia os sinos devem tocar e todos, especialmente os que não puderem estar presentes na adoração, sejam convidados a fazer um minuto de silêncio.


É importante que este momento seja bem divulgado. Será uma expressão publica da nossa oração. Peça aos fiéis que usem todos os recursos modernos de mobilização e lembrança como os torpedos do celular, o orkut, o MSN e os e-mail's. Toda a sociedade deve ser motivada a parar e rezar ao meio dia  do dia 01 de agosto.


Às 18:00 a vigília deverá ser encerrada com a Bênção do Santíssimo Sacramento, preferencialmente na porta da Igreja, seguida da Celebração da Missa, como uma bênção para toda a cidade.


Nesse momento toda a população é convocada a acender velas nas janelas de suas casas, como sinal de oração e solidariedade aos que sofrem.


Prezado Padre, com a sua adesão tenho certeza que faremos deste dia um dia de bênçãos e graças para nossa cidade.


Deus o abençoe.


Dom Geraldo Majella Agnelo
Cardeal Arcebispo de S. Salvador



Programção
 

Um dia inteiro de oração e ações simbólicas que reflitam o desejo de paz de toda a sociedade.


  • 1. PROGRAMAÇÃO
  • a. 08:00 - Início da Adoração Eucarística em todas as Paróquias, Capelas e Comunidades, Conventos e Capelanias, Colégios, Hospitais e Cemitérios de Salvador.
  • b. 12:00 - Repicar de sinos, Minuto de silêncio em todos os lugares da cidade. Nos colégios, alunos na porta, com lenços brancos cantando a Oração de São Francisco.
  • c. 18:00 - Encerramento da Adoração Eucarística, com Bênção do Santíssimo Sacramento, seguida de Celebração da Missa. Velas acesas nas janelas das casas e apartamentos.

  • 2. RECOMENDAÇÕES PARA A ADORAÇÃO
  • a. Convite às famílias da vítimas da violência para participar nas Paróquias.
  • b. Colocar jornais e revistas com as notícias diante do altar
  • c. A Bênção das 18:00 poderia ser dada nas portas da Igrejas, com todo o povo na rua.
  • d. Fazer em esquema de vigília, com grupos assumindo cada horário.