Duzentos presos da Casa de Detenção de Juazeiro, de onde sete detentos fugiram nesta madrugada, serão recambiados hoje (30) para os presídios de Salvador, Paulo Afonso, Serrinha e Esplanada, segundo informou o delegado Antônio Charles Leão Gomes, coordenador regional daquele município, ressaltando que a rebelião está sob controle. Policiais da 17ª Coordenadoria Regional de Polícia (17ª Coorpin) intensificaram as buscas pelos fugitivos, em toda a região.
O movimento foi contido com a chegada de policiais militares da Companhia de Ações Especiais da Caatinga (Cpac) que agiram em parceria com os policiais civis. Um dos presos acabou sendo baleado e encaminhado ao Hospital Pró-Matre. Os agentes apreenderam em uma das celas um revólver calibre 32, uma faca tipo "peixeira", além de facas artesanais.
Os rebelados destruíram, pelo menos, 80% da Casa de Detenção, forçando a transferência para outros presídios. Apenas as mulheres, que somam 23, serão mantidas na instituição. Os fugitivos utilizaram uma corda feita com lençóis para a fuga, que aconteceu pelos fundos. Segundo informações da Polícia, os sete evadidos cumpriam penas por homicídio, tráfico e estelionato.
O ex-detento Antônio José Evangelista, responsável pela alfabetização de pelo menos 20 presos da Casa de Detenção de Juazeiro, foi um dos contemplados com o prêmio "Cosme de Farias", entregue ontem (29), em Salvador, pelo Presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva, e pelo Governador do Estado, Jaques Wagner. A premiação faz parte do Programa Todos Pela Alfabetização (TOPA), criado pelo Governo Federal, e implantado naquele município com o apoio da Polícia Civil local.
"Visando a ressocialização dos detentos, construímos uma sala de aula na Casa de Detenção, onde Antônio Evangelista, que tem um grau de instrução diferenciado, ensinou aos outros detentos", informou o delegado Charles Antônio Leão Gomes, coordenador regional de Juazeiro.A iniciativa contou com a participação da Federação dos Trabalhadores da Agricultura (Fetag).
Acusado de participar de uma tentativa de homicídio, o ex-detento foi submetido, no início deste ano a Júri Popular, sendo absolvido. Mesmo em liberdade, ele continuou freqüentando a Casa de Detenção, dando prosseguimento ao curso de alfabetização.