Vide "Carta Aberta"
Carta Aberta à Central Única dos Trabalhadores (CUT-BA) e aos sindicatos filiados Companheiras e companheiros:
Com preocupação e tristeza nos dirigimos à CUT-BA e aos sindicatos filiados para relatar uma ação orquestrada pelo ex-deputado estadual Paulo da Anunciação que na manhã desta segunda-feira, dia 28 de julho, em lugar de cumprir a decisão da Justiça que o condenou a se retratar publicamente e se desculpar com os diretores do Sindilimp-BA (Sindicato dos Trabalhadores em Limpeza do Estado da Bahia) Cláudio Araújo e Ana Angélica Rabelo persistiu em seu erro e fez uma manifestação com carro de som diante da empresa Vega Engenharia Ambiental em flagrante desrespeito a decisão judicial.
Segundo testemunhas que presenciaram seu desatino ele atacou a honra de diversos diretores e da própria instituição, o Sindilimp-BA. Queremos manifestar nossa indignação com a atitude de Paulo da Anunciação que assim joga no lixo o resto de respeito que amealhou com suas atividades públicas anteriores. Quando deputado estadual foi o criador da Cecad (Comissão Especial para a Comunidade Afrodescendente) que tinha como principal função o combate a qualquer forma de discriminação.
Hoje ele se revela um homofóbico e com preconceito de gênero ao tentar diminuir a minha importância como Coordenadora Geral do Sindilimp-BA pelo simples fato de eu ser mulher. Para nós é completamente incompreensível que esse senhor estivesse acompanhado de alguns sindicalistas ligados a CUT-BA. Entendemos, de igual forma, que medidas devem ser tomadas pela nossa Central para que as relações entre sindicatos cutistas sejam restabelecidas dentro do respeito que se espera e se deseja.
Em relação à opção política e eleitoral tomada pelo nosso diretor Luiz Carlos Suíca declaramos que ela é legitima, amparada na Constituição Federal que assegura a liberdade individual e, mais que isso, a escolha do companheiro está baseada inclusive no que foi manifestado publicamente pelo nosso governador Jaques Wagner que afirmou ter "três candidato da base aliada". Suíca escolheu de forma desassombrada uma candidatura.
Quem tem direito de condená-lo e atacar sua honra? Aproveitamos o momento para reafirmar que os Sindicatos e a CUT-BA devem ser independentes dos partidos políticos, do patronato e do Estado. O que ocorreu na entrada da Vega Engenharia Ambiental quando um ensandecido companheiro condenado pela Justiça a se retratar partiu para atacar as pessoas com acusações que podem ser classificadas de difamatórias e caluniosas não pode mais ocorrer, assim como condenamos a presença de sindicalistas por quem tínhamos respeito e que se prestaram ao papel de participar de uma cena trágica como a que vimos na manhã do dia 28 de julho.
Por fim, consideramos que a impunidade e a falta de um posicionamento oficial da CUT-BA só abalará ainda mais as relações entre as entidades filiadas. Solicitamos, com base nos compromissos que nortearam a fundação da Central Única dos Trabalhadores que providências imediatas sejam tomadas e que se convoque uma reunião patrocinada pela CUT-BA para que tudo seja esclarecido e a verdade restabelecida. Reafirmamos também que vamos recorrer à Justiça para que a retratação seja feita sob pena de que o sr. Paulo da Anunciação sofre as sanções determinadas quando de sua condenação.
Por favor, mantenha-nos informados sobre as medidas tomadas a respeito. Atentamente, Ana Angélica Rabello Coordenadora Geral do Sindilimp-BA tel. 8795-2867 -
[email protected]