Salvador

AUDIÊNCIA PÚBLICA NA CÂMARA PRESTARÁ HOMENAGEM AOS SAMBISTAS DA BAHIA

O evento acontecerá nesta quarta-feira, às 17h
| 13/11/2007 às 21:09
  O samba vai pedir passagem. Uma audiência pública, promovida pela vereadora Olivia Santana (PCdoB), que promete ser bastante concorrida vai discutir o tema. O evento vai reunir, no Centro Cultural da Câmara de Vereadores, na Praça Tomé de Souza, os maiores nomes do samba  na Bahia.   

   Os desafios e oportunidades para o samba no mercado fonográfico estão também na programação da audiência pública que será realizada nesta quarta-feira, 14, 17h. A iniciativa é da vereadora Olivia Santana é presidente da Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Lazer.   

  Na véspera de cpmletar 86 anos Riachão é considerado um dos mais famosos sambistas vivos da Bahia. Nascido em 14 de Novembro de 1921, na Língua da Vaca, Garcia, Richão mora até hoje no mesmo local.  Clementino Rodrigues, o Riachão, foi homenageado no carnaval deste ano. 

  Lançamento de CD
    marca Audiência


  Depois da audiência pública acontece o lançamento do CD " A Bahia Canta Samba" com as participações de: Farofada, Simples Assim, Samba de Cozinha, Viola de12, Rito Negrão, Bambeia, Pagode em Família, Samba Clube, Samba Fama, Pagoleiros, Quixabeira da Matinha, Gal do Beco, Paulinho Kaká, Neto Bala, Firmino de Itapuã, 100+Nem Menos, Grupo Recôncavo, Grupo Movimento e Samba de Roda Urbano.   

   SAMBA NASCEU
    NA BAHIA
 

     O samba surgiu da mistura de estilos musicais de origem africana e brasileira. O samba é tocado com instrumentos de percussão e acompanhados por violão e cavaquinho. Geralmente, as letras contam a vida e o cotidiano de quem mora nas cidades, comn destaque para as populações pobres.

  O termo samba é de origem africana e tem seu significado ligado às danças típicas tribais do continente. As raízes do samba foram fincadas em solo brasileito na época do Brasil Colonial, com a chegada da mão-de-obra escrava em nosso país.
 
  O primeiro samba gravado no Brasil foi "Pelo Telefone", no ano de 1917, cantado por Bahiano. A letra deste samba foi escrita por Mauro de Almeida e Donga. O samba baiano é influienciado pelo lundu e maxixe, com letras simples, balanço rápido e ritmo repetitivo.