Colunistas / Literatura
Rosa de Lima

ROSA DE LIMA COMENTA LIVRO DE TASSO FRANCO, A PROMETIDA DE ZORTH

Livro segue a tendência fanfic de publicações para jovens na internet a venda pela Amazon
20/08/2021 às 10:33
   É sempre apreciável ler os textos do jornalista Tasso Franco escritor que vem pavimentando seu caminho literário há anos, na Bahia, a terra em que vive e atua na literatura e no jornalismo. Já falamos dele neste espaço sobre o livro de crônicas "O Lobisomem de Serrinha - a nuvem de fogo e o fim do mundo", publicação recente em que aborda momentos da pandemia do coronavirus que se abateu no Brasil e no mundo desde março de 2020, editado pela Ojuobá/Amazon.

Agora, Franco nos oferece à leitura uma história sobre lobos no mundo literário da 'fanfic' (da palavra inglesa 'fanfiction' - ficção de fã - gênero que surgiu com a internet (anos 2000) sendo um dos maiores sucessos da década o livro "50 tons de cinza", do norte americano E.L. James, inspirado numa fanfic dele próprio chamada “Mestres do universo”. O título do livro é "A Prometida de Zorth - o alfa supremo" (Editora Ojuobá, 179 páginas, produção Amazon, Las Vegas, 6 dólares leitura no kindle e 9 dólares o impresso + frente) e narra a disputa de duas jovens por um alfa supremo, um man lobo poderoso comandante de uma alcateia.

O livro tem a característica de ser um fanfic para atender uma legião de jovens que aprecia ficção bastante peculiares envolvendo paixões, sangue, vampiros, lobos, lobas, lubis, crinas e o mundo da vida real. Isto é, uma relação de conteúdo real com o imaginário envolvendo personagens do além, cenas eróticas, conteúdo que se mescla entre o cotidiano e uma vida de sonhos. 

Claro que "A Prometida de Zorth - o alfa supremo" é dirigido a um público mais jovem e ligado na internet, mas, nada impede sua leitura mais ampla por todos os segmentos da sociedade. Eu, particularmente, gostei do que li. Achei a história super criativa, um texto levíssimo e de fácil compreensão mesmo para quem vai transitar por um mundo aparentemente sobrenatural, e haja pimenta malagueta pelo caminho com cenas eróticas deslumbrantes e registros da vida dos humanos-lobos bem interessantes.

Só isso já vale ler o livro. É um mundo novo a ser apreciado e entendido e que está em voga, que é apreciado por milhões de pessoas em todo o mundo com centenas de publicações cada uma delas mais criativa do que a outras. Quem já teve a oportunidade de navegar nesses espaços cibernéticos pode verificar o que falo. Só o site www.fanfiction.net tem cinco milhões de textos em 30 línguas, muitos textos escritos por mulheres. O site canadense www.wattpad.com tem outros milhares de textos fanfic alguns deles com muitos milhões de acessos. 

A propósito, "A Prometida de Zorth" e outras publicações de Tasso Franco estão no wattpad cuja leitura é gratuita. E onde você também pode publicar. Esse mercado da literatura na internet é aberto e proporciona essa via dupla abrindo espaços também para os leitores que desejam ser autores. 

Voltemos ao enredo de "A prometida de Zorth" porque independente de qualquer coisa um autor precisa ter criatividade e organizar sua história dentro de um contexto e é isso que acontece com o trabalho de Tasso Franco, que tem é e cabeça. Os lobos não saem do nada e as paixões não acontecem caídas do céu e sim pelo sentimento de uma pessoas por outra, uma paixão, um amor, como aconteceu com a jovem Júlia, uma humana universitária que se apaixona por um jovem motociclista empresário, guapo, Zorth, que, além de humano é também um lobo e comanda uma alcateia em sua comunidade.

E, por ser de linhagem, de uma tradição milenar que vem da Transilvânia, tem uma prometida de raiz e ninguém pode conquistar seu coração salvo o que determina a tradição familiar, a deusa Zaram, a escolhida desde a infância. Então, como uma humana - mesmo atraente e sedutora - como Júlia pode se meter numa história dessas e querem aniquilar uma tradição do tempo de Drácula e conquistar o man lobo? É assim que ela esbarra na força e nas garras de Zaram por pouco não sendo degolada.


Entram em cenas vários outros personagens, uma loba amiga de Júlia (Anna) que vai se apaixonar por ela; um beta sensual, uma tatuadora zoeira, um gay promoter, uma viúva ousadona, tudo na comunidade da Serra.

E, um fim trágico com Anna sendo degolada e Júlia ficando viúva sem conquistar o coração de Zorth, o qual se mantém com sua Zaram, porém, com um ciúme machista doentio.

Livro muito interessante e o jornalista diz que a história terá continuidade, pois, Júlia está viva, bonita e ainda sedutora. Haveria, assim, uma vingança? Teria sido Zorth quem mandou degolar Anna?