Colunistas / Literatura
Rosa de Lima

"PÉROLAS DO HUMOR CAETITEENSE" REVELA UNIVERSO LOCAL

A aldeia global de Caetité, por Etevaldo Mônico
11/09/2011 às 10:01

Foto: BJÁ
Livro de Etevaldo Mônico da Silva é um retrato universal de causos
  O professor Cid Teixeira quando ainda dava aulas dizia aos seus alunos que a história da Bahia era contada pelos escritores regionais, dos municípios, nem sempre literatos, mas que narravam momentos de suas cidades, das famílias, dos monumentos, dos causos e assim por diante.
 
  E isso é tão universal quanto verdadeiro, que não diferem em conteúdo fatos e épocas que aconteceram no interior da Bahia, assim como no interior de outros estados do Brasil e outros países. León Tostoi, o escritor russo famosos por sua obra universal, dizia que antes de qualquer coisa para se entender o mundo, é preciso conhecer sua aldeia

  A professora municipal de Óbidos, em Portugal, se assemelha muito à professora de Brumado. O barbeiro de Sevilha, famosíssimo, tem idênticos em Itaberaba. E o padeiro de Conquista como se parece com o padeiro de Bruges, na Bélgica. Para não falar do ceguinho Manoel da feira livre de Serrinha, igual ou tal o que, um ceguinho que cantava e pedia uns trocados no metrô de Londres, estação Hendon.


  Agora mesmo socorri-me com o livro "Santo Antonio das Queimadas", de Nonato Marques, ex-poeta da Baixinha, o qual narra a pitoresca história da prisão do santo português, em imagem, no interior da Bahia, em Queimadas, para ser julgado em Água Fria, terra que ficou maldita por ter acolhido esse júri contra um santo.

  Outro dia, em igual momento de pesquisa, estava a ler os "Contos e Causos" de Dimas Santos, de João Alfredo, Pernambuco; e a Capitania de São Jorge dos Ilhéus e década do Açúcar, de Luiz Walter Coelho Filho.



  Recentemente, chegou às minhas mãos  um exemplar do livro "Pérolas do Humor
Caetiteense", de Etevaldo Mônico da Silva. Auditor fiscal da Secretaria da Fazenda da Bahia.

  Etevaldo narra com o saber e o sabor de sua pena, numa linguagem coloquial, exposição direta e com humor à flor da pele, sem firulas, sem meias palavras, causos e histórias do município de Caetité.



  Editado pela EGBA, tiragem de 1000 exemplares, o que é comum a maioria das publicações baianas com distribuição entre amigos e lançamento local, "Pérolas do Humor Caetiteense" se coloca dentro do contexto já exposto pelo professor Cid Teixeira de narrativas que se somam a outras tantas e compõem a história da Bahia.

   Etevaldo não foge à regra e expõe no seu trabalho tanto traços da vida de Ana Rebolo, uma das prostitutas mais famosas de Caetité, "mestra do sexo"; às pessoas que freqüentavam o "Baraúna Tênis Clube", o "hight-society" local. Isso passando pelo padre, o sacristão, o juiz, os amigos de farra, as novidades da moda, os políticos, os veículos, as "tabaroadas" em Salvador e assim por diante.



   O livro é uma delícia. Mais ainda do que isso, porque o autor usa a sua linguagem corriqueira, bastante compreensível, porém, não literária na acepção da palavra, para dar vida aos fatos, as histórias, as peripécias, como nos causos do "Transplante Miraculoso", "BR3 em Igaporã", "O Rezador de Cachorro", "Cantinho do Céu", "Cacunda", "Presente de Grego", "O Café do Bigu" e tantos outros.



   Sabe aquela história do pai que manda encomendas para o filho estudante na capital, ainda hoje muito comum na Bahia!
 
   Mônico conta que Antonio Prates recebera do médico Clarismundo, a incumbência de levar para seu filho Jairo rapadura, requeijão, mel de abelha, doce caseiro e lá se foi e percebeu,
já na capital, que os pacotes não continha endereço do destinatário, só o telefone para contato. Diante do inusitado ligou de um telefone público:



- Alô, é o Dr. Jairo?


- Pois não, quem deseja?

- Aqui é o Antonio Prates, de Caetité.

- Quem?

-Antonio Prates.

-Quem é mesmo Antonio Prates?

-É aquele que costuma trazer coisas para você!

- Não conheço. Você é de qual família, trabalha aonde?

-Sou da família Prates. Sou sacristão da igreja católica e muito amigo do seu pai!

- Me desculpe Sr. Antonio, mas continuo a ignorar!


   Antonio Prates viu que não tinha outra forma de se identificar, olhou de um lado para o outro e disse bem baixinho, quase imperceptível: - -E Tõe Pescocinho.

   Eu mesma conheço um Tõe Sabão, de Pombal; outro Tõe de Avelinho, de Serrinha; e mais um Tõe de Tote de Ubatã. Todos universais como são os causos e as histórias de Etevaldo.