Política

ESSA É DO GERALDINHO, COORDENADOR CARNAVAL: SÓ TIVEMOS 7 ROUBOS ONTEM

Na saúde, quedas, bebuns e quebra de bocas já foram 440 atendinmentos
Tasso Franco , da redação em Salvador | 13/02/2026 às 19:23
Geraldo Jr, vice-governador, coim camisa da SSP
Foto: Carlos Alberto
  MIUDINHAS GLOBAIS:

  1. O vice-governador da Bahia e coordenador do Carnaval 2026, Geraldinho, participou na manhã desta sexta-feira (13) da primeira reunião de avaliação da festa, realizada no Quartel do Comando Geral da Polícia Militar, em Salvador.
“O Carnaval é uma operação dinâmica e monitorada em tempo real. Seguiremos acompanhando cada indicador para assegurar uma festa cada vez mais segura, organizada e acolhedora para todos”, afirmou o vice-governador.

   2, A análise comparativa com o mesmo período do Carnaval 2025 aponta manutenção da ausência de homicídios e redução expressiva nos crimes de maior gravidade. Não houve registro de homicídios no período analisado, repetindo o resultado do ano anterior.

   3, Os roubos apresentaram queda de 46,2%, passando de 13 para 7 ocorrências. As lesões corporais leves também apresentaram redução de 44,4%, e não houve casos de lesão corporal grave. Também foram alcançadas 9 pessoas pelas câmeras de reconhecimento facial.

  4. Segundo Geraldinho, os números demonstram que o planejamento integrado das forças estaduais tem garantido controle dos crimes mais graves, com monitoramento contínuo dos delitos patrimoniais.

  5. Na área da saúde, a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) registrou redução de 58% nas ocorrências hospitalares em comparação com o mesmo período de 2025, com cinco atendimentos realizados. Entre os casos registrados estão agressão física, queda, ferimento acidental, agressão por arma de fogo e intoxicação exógena. Não houve atendimento por violência sexual no Hospital da Mulher nesta data.

  6. Ao lado de Jerônimo, Geraldinho também visitou à Central de Apoio aos Catadores e Catadoras, em Ondina, iniciativa que simboliza o compromisso do Estado com quem faz a festa acontecer. "A ação integra a estratégia de cuidado social do Carnaval, garantindo geração de renda com a compra direta dos resíduos coletados, oferta de alimentação dentro da política que prevê 42 mil refeições e 21 mil lanches para trabalhadores da folia, além da distribuição de 6 mil kits de EPIs, reforçando que o Carnaval da Bahia é alegria, mas também é dignidade, trabalho decente e responsabilidade social”, disse.
                                                                                 ***
  
  7. O primeiro dia do Carnaval da Bahia 2026 recebeu milhares de foliões, que passaram pelos 53 portais de abordagens distribuídos pelos três circuitos oficiais, e terminou com avaliação positiva. Os dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP) revelam que os casos de roubo reduziram 46% em relação ao ano passado e sete foragidos da Justiça foram capturados com a ajuda das câmeras de reconhecimento facial. 

  8. Conforme a primeira reunião de avaliação, foram apreendidos 560 objetos proibidos e registradas 101 ocorrências de furto, duas de uso e posse de drogas e uma por tráfico de entorpecentes. O trabalho conjunto das patrulhas da Polícia Militar, das equipes infiltradas da Polícia Civil e do sistema de videomonitoramento da SSP contribuiu para essa produtividade. Foram registrados ainda cinco casos de lesões leves e uma tentativa de homicídio. Não houve, no entanto, ocorrência de lesão corporal grave ou morte violenta na primeira noite oficial do Carnaval.

  9. Marcelo Werner, secretário da Segurança Pública, ratificou que esses dados demonstram a eficiência dos investimentos no setor. “É uma queda consecutiva nos índices, já que os números já haviam diminuído no ano passado e seguem em nova redução agora. Esse resultado reforça a importância da continuidade dessa política de reforço e avanço na segurança”, afirmou.

  10. O Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA) realizou 125 atendimentos, como ocorrências pré-hospitalares, sendo 76 nos circuitos e 49 fora, além de 100 orientações de prevenção a acidentes. Já o Departamento de Polícia Técnica (DPT) fez 23 perícias, sendo 17 por lesões corporais, quatro por drogas, uma odonto-legal e uma perícia médica.

  11. Para reforçar toda a operação, o Governo do Estado está garantindo mais de 36 mil profissionais, entre policiais, peritos e bombeiros, para trabalhar na festa, com apoio de 1.892 estruturas fixas e móveis e 4.939 câmeras de monitoramento, sendo 1.346 com tecnologia de reconhecimento facial.

  12. Na Prefeitura, o prefeito Bruno Reis, destacou os impactos positivos em outros números, como o crescimento da ocupação hoteleira, que alcançou 95%. O dado é 9% maior que o registrado na Quinta-feira de Carnaval do ano passado. As linhas de ônibus gratuitas criadas pela prefeitura para os circuitos da folia transportaram 66,5 mil pessoas no primeiro dia.

   13. O prefeito atribuiu o resultado aos esforços feitos pelo Município. “Esse trabalho todo que nós fizemos de recuperação e de valorização desse carnaval cultural teve o seu ápice ontem. É óbvio que também pela grande importância do tema do samba, que completa 110 anos, pela força que o samba tem e sua importância cultural, com as atrações que nós trouxemos. Eu estava aqui e pude presenciar esse momento”, disse.

   14. Na Saúde, foram registrados 440 atendimentos entre 5h da quinta-feira (12) e 5h da sexta-feira (13), número 12% superior ao verificado no mesmo período de 2025. Apesar do crescimento em número absoluto, a análise técnica indica um cenário positivo, porque a maior parte das ocorrências foi classificada como de baixa e média complexidade.

  15. A predominância foi para atendimentos clínicos, como cefaleia, mal-estar, desidratação, quedas, pequenos ferimentos, curativos, controle de pressão arterial, hipoglicemia e intercorrências comuns em eventos de grande porte e longa permanência ao ar livre. 

  16. Também foram realizados procedimentos cirúrgicos de pequeno porte, como suturas de cortes acidentais e drenagens de pequenas coleções infecciosas superficiais, intervenções resolvidas nos próprios módulos, sem gravidade associada.

   17. Na comparação com 2025, houve redução de 15% nos casos de agressão física e de 7% nas intoxicações alcoólica. Não foram registradas ocorrências nos módulos de saúde por agressão por arma de fogo ou violência sexual. Apenas 10 pacientes precisaram ser transferidos para outras unidades de saúde, o que representa 2,3% do total de atendimentos, alcançando 98% de resolução dentro dos próprios módulos assistenciais.

   18. Quem chega a Salvador para o Carnaval já encontra, nos principais pontos turísticos da cidade, o reforço do Batalhão de Policiamento Turístico (BPTUR). A unidade especializada da Polícia Militar atua na segurança ostensiva, orientação e acolhimento de turistas brasileiros e estrangeiros, com atendimento em diferentes idiomas.

  19. De acordo com o soldado Teixeira, do BPTUR, o diferencial do batalhão é a atuação voltada ao acolhimento e à orientação qualificada dos visitantes. “A nossa abordagem busca apresentar a cidade, indicar pontos turísticos e locais seguros, para que o turista possa aproveitar tudo o que Salvador oferece com tranquilidade”, afirmou

  20. O policial destacou que o efetivo conta com profissionais que falam inglês, francês, italiano, espanhol e alemão, facilitando a comunicação com visitantes internacionais. O BPTUR atua em pontos turísticos como o Centro Histórico, Mercado Modelo, Comércio, Ferry-Boat, Aeroporto Internacional, Terminal Náutico e também no Litoral Norte.