2026 já entrou na pauta. É nesse espaço de conversa interna, organização e unidade que o partido constrói seus próximos movimentos.
Tasso Franco , da redação em Salvador |
07/02/2026 às 14:48
Lidice da Mata, João Campos e Wilson Andrade
Foto: Edgar Suza
Prefeito de Recife e dirigente nacional do PSB (Socialistas),João Campos disse que vai pra cima para fortalecer o PSB na Bahia e quer mais espaços no governo Jerônimo, por alguns anos de aliança com o PT, embora Lidice já tenha sido candidata a governadora quando o pai de João, Eduardo Campos, foi candidato a presidente e faleceu num desastre de avião. .
Reunir o PSB é parte do trabalho político. Ao lado do nosso presidente nacional, João Campos, prefeito do Recife, e da nossa líder na Bahia, Lídice da Mata, o presidente da UPB, Wilson Cardoso, sentamos com o partido pra dialogar, alinhar posições e ler com responsabilidade o cenário que começa a se desenhar, diz Angelo Almeida..
Fazer parte de um partido que trata a política com seriedade, diálogo e visão de futuro é motivo de orgulho.
O prefeito de Recife, João Campos (PSB), desembarcou, na manhã deste sábado (7), na capital baiana com uma agenda que mistura cortesia institucional e pragmatismo eleitoral. Durante reunião com a Executiva Estadual do partido e lideranças aliadas, Campos foi enfático ao afirmar que o PSB baiano, sob a liderança da deputada federal Lídice da Mata, deve ocupar um espaço de maior protagonismo na gestão do governador Jerônimo Rodrigues (PT).
Durante evento no Fera Palace Hotel, no Centro Histórico, o gestor pernambucano adiantou que terá uma conversa franca com o petista para cobrar o fortalecimento da legenda visando o pleito de 2026. Para João Campos, a lealdade do PSB ao projeto petista, tanto na Bahia quanto no plano nacional, deve ser traduzida em apoio político concreto na montagem das chapas proporcionais.
“A gente vai reivindicar ao governador Jerônimo que dê a devida atenção ao partido. O bom aliado precisa ser reconhecido no período eleitoral. A gente vai reivindicar ao governador Jerônimo que possa trabalhar para fortalecer o nosso partido. Tenho certeza que o governador, como alguém que além de bom de política é muito atencioso, deve ter atenção com o nosso PSB”, disparou o prefeito ao editor-chefe do Portal M!, Osvaldo Lyra, que estabeleceu como meta a eleição de uma bancada de três deputados federais pela Bahia.
‘Em time que está ganhando não se mexe’
Questionado sobre as recentes especulações de que o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin (PSB), poderia deixar a chapa de Lula para disputar o governo de São Paulo, João Campos foi categórico ao defender a manutenção da parceria atual. Para ele, Alckmin é um elemento de estabilidade e lealdade que não deve ser descartado.
“Eu enxergo uma máxima que vale para a política: em time que está ganhando não se mexe”, afirmou ao Portal M!.
Campos destacou o papel de Alckmin em momentos críticos, como no diálogo sobre o setor industrial e o “tarifaço”, reforçando que o vice-presidente goza de confiança recíproca com Lula.
“Nosso partido defende a manutenção do vice-presidente Alckmin na chapa para este ano. Ele já demonstra sua capacidade, é alguém leal, preparado e honesto”, completou.