Governo do estado manda 28 pessoas para feira de turismo em Madrid, Espanha; e o Carnaval de Itabuna, que fiasco
Tasso Franco , da redação em Salvador |
24/01/2026 às 20:02
Avó foi para outra esfera espiritual
Foto: REP
MIUDINHAS GLOBAIS
1. (BLOG DO ANDERSON, VCA) - O Jornal da Cidade, da Rádio Clube de Conquista, destacou nesta quinta-feira (22) um crime que chocou o Centro Sul Baiano pela frieza e pelo grau de parentesco entre os envolvidos. Um jovem de 22 anos foi preso após confessar o assassinato do próprio avô, um idoso de aproximadamente 80 anos, em Maiquinique. O caso, ocorrido na última segunda-feira (19) gerou uma forte reflexão sobre a desvalorização da vida e o abandono afetivo na terceira idade.
2. O suspeito, que era o responsável direto pelos cuidados diários do idoso, fugiu para Itaurantim logo após o crime. No entanto, apresentou-se espontaneamente à Delegacia de Polícia, onde confessou o homicídio. Em um depoimento que estarreceu as autoridades e a opinião pública, o rapaz afirmou que cometeu o assassinato por asfixia simplesmente porque “estava cansado de cuidar do avô”.
3. A notícia serviu como um alerta para a sociedade sobre a importância do amparo aos idosos e o suporte psicológico para cuidadores. “Temos que colocar a mão na consciência e pensar: eu vou cuidar de quem cuidou de mim”, pontuou o radialista Josenildo Freitas Nascimento, o Nildo Freitas, ressaltando o papel afetivo dos avós na criação dos netos. O jovem permanece custodiado e está à disposição da Justiça, enquanto o crime segue sob investigação da Polícia Civil para apurar se houve outros fatores motivadores além do alegado esgotamento do agressor.
****
4. O governador Jerônimo Rodrigues esteve em Planaltino, no centro-sul baiano, neste sábado (24), para entregas e anúncios que vão impactar diretamente a vida dos moradores da região. A agenda incluiu investimentos em educação, saúde, esporte e segurança hídrica, com inaugurações e assinatura de autorizações para novas obras no município.
5. “São inaugurações e anúncios importantes, como o sistema de abastecimento de água, a exemplo do que aconteceu em Maracás e agora chega aqui. Além disso, tem ações nas áreas de educação e saúde, o que torna essa uma agenda rica, estratégica, como Planaltino merece”, destacou Jerônimo.
6. “Agradeço ao Governo do Estado, que segue ao nosso lado, junto com Planaltino, apoiando projetos que fazem bem à cidade. Tudo o que realizamos é pensando no benefício do povo planaltinense”, agradeceu o prefeito Ronaldo Lisboa.
A terceira noite do Carnaval Antecipado de Itabuna reserva outras grandes atrações. Durval Lelys, Psirico e Trio da Huanna são alguns dos nomes que vão agitar o Circuito Sabará, nas avenidas Aziz Maron e Mário Padre (Beira-Rio), no Góes Calmon, a partir das 19h.
7. O destino Bahia Na 46ª Feira Internacional de Turismo (Fitur), que acontece no Espaço Ifema, em Madri, na Espanha, até domingo (25), em cinco dias de programação. O estado é representado no evento por uma delegação expressiva, liderada pela Secretaria de Turismo da Bahia (Setur-BA), composta por 28 pessoas, entre representantes do trade turístico baiano, gestores municipais do setor e técnicos da pasta.
8. No estande temático, que reproduz o casario colonial do Pelourinho e a diversidade de atrativos da terra do axé, eles recebem autoridades e profissionais da indústria de viagens de todas as regiões do mundo.
9. “Pela importância da Fitur, o principal encontro do mercado global de turismo, trouxemos parceiros do Governo da Bahia para compartilhar o nosso estande, onde hotéis, operadoras e destinos baianos divulgam seus produtos e fazem rodadas de negócios. O estado que lidera as atividades turísticas no Brasil merecia esta delegação de peso em Madri”, ressaltou o titular da Setur-BA, Maurício Bacelar.
10. “De todas as vezes que participei da Fitur, sinto agora mais energia para a comercialização de destinos baianos, o que é positivo para as empresas. A expectativa é alta. Acredito que vamos crescer mais no turismo internacional”, declarou o diretor do Tivoli Ecoresort Praia do Forte, João Corte Real.
11. “Está sendo uma experiência maravilhosa a parceria com a Setur-BA, nesta feira tão importante mundialmente. Estou confiante em fazer bons negócios”, completou a CEO da Top Glamour Viagens, Michele Florêncio.
12. a quinta-feira (22), o titular da Setur-BA, Maurício Bacelar, recebeu no estande da Bahia, o ministro do Turismo do Brasil, Gustavo Feliciano, e o presidente da Embratur, Marcelo Freixo. Eles celebraram a marca histórica do Brasil em 2025, com 9,3 milhões de turistas estrangeiros, tendo a Bahia registrado 211,5 mil de visitantes do exterior, um recorde. Houve também conversas sobre ações conjuntas no mercado internacional em 2026.
13. “Uma alegria celebrar, no brilhante estande da Bahia, números históricos para o turismo brasileiro, conhecendo mais sobre o molho dos baianos. Quero aproveitar e recomendar o Carnaval da Bahia para todo mundo”, declarou o ministro.
14. O Carnaval de Itabuna que já foi bom hoje é um fgiascoi.
15. Com a proximidade do Carnaval, equipes da Prefeitura de Salvador colocaram em curso uma série de serviços indispensáveis para a realização da festa, mas que muitas vezes acontecem nos bastidores da festa.
16. Desde novembro de 2025, a Secretaria de Manutenção (Seman) atua na desobstrução de redes e dispositivos de drenagem, recuperação de pavimentos e poda de árvores. Já a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur) intensificou a fiscalização do uso de vasilhames de vidro nos circuitos e a checagem de marquises, enquanto a Transalvador realiza o reposicionamento de placas que interferem na passagem dos trios elétricos, entre outras medidas.
17. As ações da Seman integram a Operação Verão e têm caráter preventivo para as festas populares e o Carnaval. Foram realizadas vistorias nos principais circuitos da folia — Dodô (Barra/Ondina), Osmar (Campo Grande), Mestre Bimba (Nordeste de Amaralina) e Batatinha (Pelourinho). Durante os dias de festa, as equipes do órgão permanecem de plantão.
18. “Precisamos estar atentos aos menores detalhes para mitigar possíveis contratempos, como uma chuva mais forte que possa provocar alagamentos. Após os serviços preventivos, realizamos uma última vistoria nos locais, identificando ajustes necessários para garantir conforto e segurança aos foliões soteropolitanos e visitantes, no maior e melhor Carnaval do planeta”, afirmou o secretário de Manutenção, Lázaro Jezler.
19. Antes da folia, também são retirados mobiliários urbanos, que serão recolocados após o evento. Além disso, ocorre a instalação de tapumes metálicos e de madeira para proteção de monumentos e prédios públicos. Para assegurar a passagem dos trios elétricos, a Transalvador iniciou o desvio de placas localizadas ao longo dos percursos. O órgão também começou a pintura das ciclofaixas com tinta acrílica. Em alguns casos, há necessidade de remoção temporária de estruturas para evitar acidentes, como postes recolhidos pela Diretoria de Iluminação no Porto da Barra.
20. As equipes da Sedur seguem nas ruas para notificar estabelecimentos próximos aos circuitos a fim de coibir atividades irregulares e a venda de bebidas em vasilhames de vidro. Técnicos também orientam moradores e comerciantes para que não utilizem marquises como camarotes improvisados.
21. A operação segue durante todo o Carnaval. O órgão também atua na conscientização contra o uso de atividades sonoras irregulares sem licença da Sedur e fiscaliza a montagem e desmontagem de estruturas, como camarotes e praticáveis.