Política

RUI, A CARTA MAIS PODEROSA DO BARALHO TERÁ LUGAR NA CHAPA DO PT (TF)

Rui Costa com sinais de que será o cabeça da chapa; por sinal, tudo que ACM Neto não deseja
Tasso Franco ,  Salvador | 06/01/2026 às 19:02
Rui Costa com sinais de que será o cabeça da chapa
Foto:
    
  MIUDINHAS GLOBAIS:

  1. Os primeiros movimentos da pré-campanha eleitoral 2026 das duas chapas que vão disputar o pleito pra valer - ao governo do Estado e ao Senado - são de cautela. E até digamos assim, de suspense, na base governista que parecia unida em torno do governador Jerônimo, mas, diante da recente entrevista do senador Jaques Wagner ao Portal "A Tarde" excluindo Rui da composição ao Senado o rebuliço aumentou.

  2. Ora, Rui Costa é a liderança do PT mais expressiva tanto do ponto de vista político; quanto eleitoral. Retirá-lo da chapa ao Senado seria um baque, salvo se a ele está reservado um lugar mais alto ao pódio: a posição de cabeça da chapa no lugar de Jerônimo. Na política, tudo é possível, embora, hoje, Jerônimo tenha dito que "é o líder, agirá como líder, e o nome para governador é o dele".

  3. Que seja ou não seja há um impasse na composição da chapa uma vez que persistem 3 nomes para o Senado - Rui, Wagner e Coronel - para duas vagas. Haverá um momento em que esse impasse será resolvido. Como será resolvido, não se sabe. Nem eles sabem. Rifar Jerônimo - como se aventa, nos bastidores - ele permanecendo governador até o final do mandato, seria uma alternativa eleitoral (se acontecer), mas, politicamente falando é um desastre. Seria o PT carimbar o governador como incompetente, politicamente. 

  4. O senador Otto Alencar (PSD) admitiu, pela primeira vez de forma pública em entrevista ao portal "Política Livre", que vive um momento político sensível à frente do partido diante da formação da chapa majoritária do governador Jerônimo Rodrigues (PT). Reconheceu estar em uma “posição delicada”, pressionado pela necessidade de defender os interesses da legenda sem romper com a aliança histórica construída com o PT na Bahia.

  5. Ao comentar a disputa que envolve os nomes de Rui Costa, Jaques Wagner e do senador Angelo Coronel, do PSD, Otto afirmou que ainda não iniciaram diálogos diretos sobre o tema. “Não conversei nem com ele, nem com o Wagner, nem com o Rui. Eu tomei recesso, estava viajando”, disse, ao ressaltar que a convenção partidária só ocorre em julho e que, até lá, é preciso aguardar os desdobramentos internos.

  6. Segundo o senador, a definição da chapa não pode ser restrita a uma única sigla. “Todos precisam ser ouvidos, não só o PSD. Os partidos aliados também precisam ser ouvidos”, afirmou, citando a aliança com PT, PCdoB, PSB e outras legendas que integram a base do governo estadual.

  7. O senador afirmou que não vê possibilidade de estar em palanque adversário ao campo político que sempre integrou. “Não tenho como ter discurso para dizer que vou tomar uma posição contra o projeto do Lula. Isso macularia a minha história de 15 anos de aliança com Wagner, com Rui, com Jerônimo e com Lula”, disse.

  8. O governador Jerônimo Rodrigues (PT), durante entrevista à rádio Metrópole nesta terça-feira (6), garantiu que será candidato à reeleição ao Palácio de Ondina nas eleições deste ano. Salientou que "tem um prazo" para fechar a chapa majoritária. 

  9. "Se alguém está com dúvida de que o governador não está pré-candidato, eu estou. Na hora certa a candidatura. Não duvide não. Eu lidero este grupo, tem um líder. Você tem uma equipe, mas tem um líder. Todo mundo sabe. Eu sou amigo do Otto, da Lidice, do Carleto, da família Vieira Lima, mas na hora da decisão, eu lidero", disse o governador. 

  10. Ele ainda salientou que os outros postos na chapa não estão definidos, mas que quer resolver todos os imbróglios envolvendo as duas vagas ao Senado e também a sua vice até março. "Vamos sentar para resolver. Eu quero até março, mas se até lá não tiver definição, aqui tem um líder e eu vou resolver", completou.
                                                            ****
  11. Esses são os movimentos inicias, cautelosos, num salão de cristais, todo mundo pisando em ponta de dedos na base governista que administra o estado há 19 anos. A decisão final desse grupo, claro, passa pelo presidente Lula, o eleitor mais importante da Bahia e que ajudou e muito a eleger Jerônimo com seus 72% dos votos, no segundo turno de 2022, quase 20% a mais do que Jerônimo.

  12. Lula, no entanto, baterá o martelo ou tocará o sino, mas, quem tem que decidir o imbróglio da base são os locais - Jerônimo, Rui, Wagner, Otto, Coronel, Lidice, Carletto, Alice, etc. 

   13.  Falava-se que tudo estaria resolvido no início de janeiro quando inclusive secretários políticos de estado se desencompatibilizaram, mas, nada disso aconteceu. A data - segundo Jerônimo - agora é março.

  14.  Do outro lado do "front" está ACM Neto que não tem a menor pressa em agir e formar sua chapa, pois, almeja conquistar dissidentes governistas como aconteceu em 2022, com João Leão. Está em tempo de espera. (TF)