Política

ANO 2026 CHEGANDO GOVERNO ESTADO TEM PACOTE CONVÊNIOS COM MUNICÍPIOS

Estratégia utilizada por Rui Costa em 2022 é repetida de convênios para obras em ano eleitoral
Tasso Franco , da redação em Salvador | 18/12/2025 às 18:41
Paripiranga da deputada Fátima Nunes na lista
Foto: SECOM
   MIUDINHAS GLOBAIS:


   1. Nesta quinta-feira (18), o governador Jerônimo Rodrigues autorizou um pacote de 211 convênios e obras de infraestrutura para diferentes regiões do estado, com investimento que soma R$ 970 milhões. A assinatura aconteceu durante uma cerimônia na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), em Salvador, reunindo gestores estaduais e 130 gestores das cidades contempladas.

  2. “Precisamos dos municípios fortes e queremos ver as obras chegarem para quem precisa. Nesse pacote tem UBS, hospital, pavimentação, água, estradas para os povoados. Esses investimentos são reflexo da valorização do Governo do Estado com o povo baiano”, afirmou Jerônimo.

   3. As intervenções envolvem áreas essenciais do dia a dia da população, como saúde, educação, desenvolvimento urbano e rural, infraestrutura e saneamento. Entre as obras previstas, estão construção de passagens molhadas e de mercado; reforma de feira livre e centro abastecimento; implantação de sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário; pavimentação de ruas; construção, reforma e ampliação de escolas, quadras, creches e hospitais e unidades básicas.

   4. Durante o evento, o Governo reforçou a parceria com as prefeituras, alinhando ações e investimentos. “É um olhar que o governador tem para esse governo. E nós vamos continuar investindo, não só na saúde, na educação e na infraestrutura, mas cuidando das pessoas em cada canto da Bahia. Esse é o compromisso deste governo”, disse o secretário de Relações Institucionais, Adolpho Loyola.

   5. A prefeita de Mundo Novo, Ana Paula, destacou a importância da pavimentação para a cidade. “A melhoria do trecho vai melhorar o escoamento da produção agrícola e a qualidade de vida do povo de Mundo Novo”, considerou a prefeita. A cidade de Gongogi vai receber uma das UBS, e o prefeito Adriano Mendonça comemorou. “Essa obra é importante para a saúde do município. Agradecemos o compromisso em oferecer uma saúde de qualidade”, disse.
                                                       ***
  6. Com o objetivo de garantir a formação de um banco de talentos, focados em Pessoas com Deficiência (PcD) e Reabilitados, a Desenvolvida– Instituto para o Desenvolvimento Humano, iniciou um novo processo seletivo para futuras oportunidades profissionais.

  7. A iniciativa segue as diretrizes da legislação vigente, incluindo a Lei nº 8.213/1991 (Lei de Cotas), o Estatuto da Pessoa com Deficiência (Lei nº 13.146/2015) e o Decreto nº 3.298/1999, reforçando o compromisso institucional com práticas inclusivas e equidade no acesso ao trabalho.

  8. As vagas contemplam áreas administrativas, operacionais e assistenciais, com possibilidades de atuação nos municípios de Salvador, Feira de Santana e Jequié, conforme a necessidade dos contratos em execução.

  9. O processo seletivo ocorre de forma digital, por meio da plataforma PeopleNet RH, e é composto por etapas de triagem curricular, envio e conferência de documentos — com apresentação obrigatória de laudo médico — além do exame admissional.

  10. A inscrição no processo seletivo não assegura contratação imediata, que dependerá da abertura de vagas e das demandas institucionais. Os interessados devem realizar a inscrição exclusivamente pelo link oficial:

   11. A Secretaria de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ) promoveu nesta quinta-feira (18), em parceria com a Secretaria Municipal da Educação (Smed) e a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), mais uma edição da iniciativa “Família na Escola”. A ação ocorreu na Escola Municipal Vivaldo da Costa Lima, localizada no Santo Antônio Além do Carmo, no Centro Histórico.

   12. A iniciativa tem como objetivo fortalecer os vínculos entre escola, família e comunidade, promovendo integração, cuidado e acolhimento, além de reforçar o papel da unidade de ensino como espaço de promoção da cidadania, saúde e bem-estar social.

   13. A programação incluiu uma série de atividades gratuitas, como vacinação, prevenção de doenças, testes rápidos, atendimentos clínicos, avaliação e orientação nutricional, orientação social, além de rodas de conversa educativas voltadas para a saúde física, emocional e social.

  14. Entre os temas abordados, estão sexualidade, ISTs e prevenção à gravidez na adolescência, prevenção ao uso de álcool, tabaco e outras drogas, alimentação saudável e atividade física, segurança, prevenção de acidentes e primeiros socorros, além de planejamento familiar com entrega de contraceptivos e ações de saúde bucal com distribuição de kits de higiene.

   15. Também foram realizados procedimentos como aferição de pressão arterial, medição de glicemia, encaminhamentos para exames laboratoriais e orientações médicas sobre fatores de risco à saúde.

   16.  A diretora de Políticas para Mulheres da SPMJ, Fernanda Cerqueira, destaca a atuação da pasta na promoção de políticas públicas nos diversos territórios da cidade. “Ações como essas, a exemplo da Caravana da Mulher, empoderam a escola no momento em que fortalecem os laços com os alunos, a família e a comunidade. Políticas públicas efetivas transformam realidades e nós, enquanto Secretaria de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude, temos responsabilidade nesse processo”, diz.

   17. A gestora da escola, Sheila Azevedo, afirma que eventos como esse são importantes para estreitar os laços entre comunidade e escola. “Nosso trabalho é de gestão democrática. Eu entendo que todos nós fazemos parte de um só grupo, juntos pela educação e pelo desenvolvimento social. A partir de um parceiro da escola, surgiu a oportunidade de trazer essa iniciativa para cá”, relata.

   18. Aos 37 anos, a autônoma Paloma Martins soube da iniciativa através do filho Joabe, que estuda na instituição. “Eu fiquei sabendo do projeto através do grupo da escola, e sempre que tem algo eu me informo para participar. É mais conhecimento. E é perto de casa, não preciso me deslocar, tem vários serviços aqui”, relata Paloma, que acompanhou palestras sobre racismo e também sobre dignidade menstrual.

   19. Guardadora de veículos no Santo Antônio, Sonita Oliveira, 51 anos, sempre usufrui dos serviços oferecidos na escola. Ela é mãe de quatro filhos, um dos quais aluno da unidade. “Participei da palestra, vou para o serviço de saúde também, é bom demais. Fora a merenda, que é uma maravilha”, conta.