Oposição vai obstruindo as votações e sessão se estende à madrugada; mais votação dia 22
Tasso Franco , da redação em Salvador |
16/12/2025 às 19:18
Ivana Bastos foi ao plenário conversar com bancada da oposição
Foto: BJÁ
A Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) aprovou no iniciio da noite desta terça-feira, 16, um requerimento de urgência para mais um empréstimo no valor de R$ 720 milhões ao governo do Estado. A solicitação de apreciação em regime prioritário sem discussões do teor da matéria sob protestos da bancada de oposição. A proposta é o 23° pedido de operação de crédito do governador Jerônimo Rodrigues (PT) desde o início de seu mandato, com soma de R$27 bilhões.
O deputado oposicionista Sandro Régis diz que os governos do PT quebraram o estado e Jerônimo um empréstimo atrás do outro para saldar compromisso. Já o deputado governista, José Raimundo (PT), presidente da Comissão de Finanças da Casa, diz que o estado tem saúde fiscal para tomar os empréstimos e tudo está sendo feito com responsabilidade.
Em votação, o projeto foi aprovado pela maioria, com votos contrários dos deputados de oposição e o deputado Hilton Coelho, em bancada independente. O PL em questão indica autoriza o Estado a firmar operação de crédito junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), com recursos do Fundo Nacional de Investimento em Infraestrutura Social (FIIS).
Segundo o texto, os valores serão destinados a investimentos em infraestrutura física nas áreas de educação e saúde em municípios baianos. Com a urgência aprovada, o texto deve ser avaliado pela Assembleia Legislativa na próxima sessão, confirmada para o dia 22 de dezembro.
A presidente Ivana Bastos (PSD) havia programado encerrar os trabalhos legislativos na quarta-feira, porém, ainda existem dois PLS em regime de urgência para serem apreciados; e 4 PLs normais para serem votados. Além disso, faltam as votações dos nomes de Otto Filho e Jonas Paulo para o TCE.
O deputado Robinson Almeida presidente da CCG disse que Jonas Paulo já passou por uma sabatina de duas horas e foi aprovado seu pleito para integrar o TCE, sendo o nome encaminhado a Mesa para votação no plenário. É provável que esses nomes sejam votados na sessão de quarta-feira, 17.
Ainda falta o Orçamento do Estado também já aprovado pela CCJ mas que precisa ser votado em plenário em dois turnos. Observando-se o Regimento da Casa é até provável que o encerramento do ano na ALBA só aconteça depois do Natal, isso se Jerônio não enviar novo pedido de empréstimo. (TF)