Há suspeita de que existe um terceiro atirador
Tasso Franco , da redação em Salvador |
14/12/2025 às 11:04
ATAQUE
Foto: sERAMOV
Um ataque a tiros neste domingo (14) na praia de Bondi, em Sydney, deixou 11 mortos e 11 feridos, incluindo dois policiais. Um dos suspeitos morreu e o outro foi detido em estado crítico.
O ataque aconteceu durante uma celebração do festival judaico de Hanukkah. Durante uma coletiva de imprensa, o comissário da polícia de Nova Gales do Sul, Mal Lanyon, classificou o evento como um "incidente terrorista".
Outras 29 pessoas ficaram feridas; primeiro-ministro australiano classificou o episódio como terrorismo e ‘antissemitismo perverso’
Segundo a imprensa australiana, Um dos homens supostamente envolvidos no ataque terrorista contra a comunidade judaica de Sydney foi identificado como um pedreiro da zona oeste de Sydney que perdeu o emprego recentemente.
Naveed Akram, de 24 anos, foi detido no local do tiroteio juntamente com outro suposto atirador. Um deles morreu, mas ainda não se sabe se Akram é a vítima fatal.
O Ministro da Saúde de Nova Gales do Sul, Ryan Park, agradeceu aos socorristas pela rápida atuação diante das cenas terríveis na praia de Bondi.
“Meus pensamentos estão com as vítimas do horrível incidente em Bondi esta noite e com suas famílias.
“Os perpetradores e seus semelhantes não dividirão Sydney – porque, após essa violência, houve inúmeros atos de cuidado e coragem por parte de cidadãos comuns em relação aos feridos.”
Park visitou a sede do Serviço de Ambulâncias de Randwick por volta das 22h para agradecer aos paramédicos.
NOTA DA POLICIA
Uma operação policial está em andamento após um tiroteio em local público, envolvendo dois homens, na praia de Bondi, hoje cedo.
Dez pessoas foram confirmadas mortas, incluindo um homem que se acredita ser um dos atiradores. O segundo suposto atirador está em estado crítico.
Até o momento, outras 11 pessoas ficaram feridas, duas delas policiais.
Os serviços de emergência foram acionados para Campbell Parade por volta das 18h45 (domingo, 14 de dezembro de 2025), em resposta a relatos de disparos.
Policiais do Comando da Área Policial dos Subúrbios Leste compareceram ao local, com o auxílio de diversas outras equipes da cidade.
Diversos itens suspeitos encontrados nas proximidades estão sendo examinados por policiais especializados e uma zona de exclusão foi estabelecida.
Uma operação conjunta de várias agências continua em andamento.
Uma extensa área foi isolada para perícia e as investigações estão em curso. Não há relatos de outros incidentes em Sydney relacionados a este caso.
A polícia está agora apelando para que qualquer pessoa que tenha imagens de celular ou de câmera veicular relevantes para este incidente entre em contato com o Crime Stoppers pelo número 1800 333 000.