A politica de pai para filho. Tá certo, primeiro os meus.
Tasso Franco , Salvador |
03/12/2025 às 16:57
Otto Alencar Filho
Foto: Kayo Magalhães - Câmara
O senador Otto Alencar (PSD) indicou seu filho e deputado federal Otto Alencar Filho, ao Tribunal de Contas do Estado (TCE), e o chefe do Poder Executivo, Jerônimo Rodrigues (PT) encaminhou o nome do parlamentar para avaliação da Assembleia Legislativa da Bahia e ocupar o cargo de conselheiro, deixado por Antônio Honorato de Castro Neto, devido a sua aposentadoria.
A presente iniciativa encontra-se embasada em vaga existente naquela Corte de Contas, com a retromencionada aposentadoria do sobredito Conselheiro, e na legislação vigente a qual estabelece caber ao governador do estado a indicação para o preenchimento da referida vaga", diz um trecho da decisão.
Uma das justificativas utilizadas pelo govefrnador petista leva em conta o currículo do parlamentar, que já atuou como superintendente da DesenBahia. "O deputado federal Otto Roberto Mendonça de Alencar Filho é administrador, com atuação na administração pública dos Poderes Executivo e Legislativo", cita Jerônimo.
A dúvida, agora, é quem será o herdeiro político de Otto Alencar, no PSD, pois, se supunha, até então, que fosse Otto Alencar Filho. É provável que Otto lançe algum outro parente próximo na próxima eleição parlamente, 2026, ele que tem mandato no Senado até 2030 e estará com 83 anos de idade.
“O PSD se reuniu na semana passada, em Brasília, os deputados federais todos, e também os deputados estaduais, e eles respaldam a indicação do deputado Otto Filho para o TCE", comentou o pessedista.
Próximos passos: o rito da sabatina e votação na ALBA
Com a indicação encaminhada à Alba, caberá aos deputados estaduais decidirem se aprovam ou vetam a nomeação do parlamentar para o cargo.
TRÂMITE NA ALBA
Após ser acolhida pela presidente da Assembleia, Ivana Bastos (PSD), a indicação é encaminhadas a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), presidida pelo petista Robinson Almeida. Haverá uma sabatina formal e o nome segue para o plenário onde a base governista tem 40 deputados e aprovará a indicação por maioria.