Política

ARACI FOI A CIDADE DA REGIÃO DO SISAL QUE MAIS SOFREU COM AS CHUVAS

Abandonada a própria sorte pelos politicos, Araci não tem saneamento basico
Tasso Franco , da redação em Salvador | 22/11/2025 às 07:32
O sofrimento das familias em Araci
Foto: DIV
   A cidade de Araci foi a que mas sofreu com as chuvas que cairam esta semana. De acordo com a prefeitura, não houve registro de ocorrências graves até a manhã da sexta-feira. Ainda assim, equipes das secretarias municipais foram deslocadas para áreas consideradas de risco, com o objetivo de prevenir acidentes e reduzir os impactos causados pela chuva. Dois pontos de apoio foram montados para acolher possíveis famílias desabrigadas: Centro Paroquial (Escola Nilton Santiago), Escola Erasmo.

  A cidade está isolada porque a BR-116 Norte que passa no seu entorno foi interditada na altura do Jorrinho. O DNIT trabalha para tentar fazer um desvio no local onde o asfalto cedeu. A BR-116 não tem manutenção. 

  Após um longo período de estiagem as chuvas que chegaram de forma intensa e concentrada em poucas horas, provocaram diversos pontos de alagamento na cidade, entra quarta e quinta feira. Sem saneamento básico as ruas foram alagadas pela água e casas invadidas.

   Em alguns bairros como o Coqueiro, moradores relataram dificuldade para sair de casa e prejuízos em imóveis e comércios atingidos. A forte chuva pegou muitos araciense de surpresa, já que a região vinha sofrendo com a seca prolongada. A quantidade elevada de água em pouco tempo acabou sobrecarregando a pifia drenagem da cidade, resultando nos pontos de alagamento registrados. 

 Diversos povoados registraram alagamentos, como Barbosa e Várzea da Pedra, onde moradores relataram que a água invadiu residências. a região de Tapuio, agricultores informaram que já choveu cerca de 140 mm em algumas roças. Apesar dos transtornos provocados pelos alagamentos, muitos agricultores estão comemorando a chegada da chuva, já que vinham enfrentando um período severo de estiagem. 

  A falta de água tinha afetado principalmente a alimentação dos animais, deixando criadores preocupados e sem alternativas. Agora, com a chuva retornando, os produtores rurais voltam a ter esperança na recuperação das pastagens e no alívio para o rebanho, mesmo permanecendo atentos aos riscos de novas enxurradas.

  Segundo a Voz do Campoa prefeita Keinha esteve nas ruas acompanhando de perto os pontos mais críticos da cidade. Um dos locais visitados foi o Bairro do Coqueiro, considerado um dos mais afetados pelo volume de água. Segundo a prefeita, a situação chamou sua atenção pela intensidade das chuvas: “Eu já vi muita água em Araci, mas a chuva de hoje está sendo assustadora”, destacou Keinha, reforçando que o município vive um momento atípico e de grande preocupação. ]

Durante a vistoria, Keinha pediu apoio dos deputados, por meio de emendas parlamentares, para auxiliar na recuperação das áreas danificadas e na execução de obras estruturantes que evitem novos transtornos. Ela também solicitou ao governador Jerônimo Rodrigues uma atenção especial ao município diante dos impactos provocados.

  COMENTÁRIO DO BAHIAJÁ

  Araci não tem representação politica do próprio município na Assembleia Legislativa e na Câmara. Os deputados só aparecem por lá para pedir votos. A prefeita é da base politica do governador JerÔnimo, mas, tem pouca ajuda do estado.