Política

QUINTA-FEIRA TEM MAIS UM CAPITULO DE NO TEMPO DOS MEUS AVÓS, DE TF

Um livro sensacional que narra um período sem telefone e tv onde propaganda só exista em jornal
Tasso Franco , Salvador | 12/11/2025 às 10:58
Primeira propaganda de uma loja em Serrinha, 1918
Foto: BJÁ
   Na quinta-feira, 13, o jornalista Tasso Franco publica mais um capítulo de seu novo livro "No Tempo dos Meus Avós - Serrinha, 1880-1960" falando do tema comunicações - social e tecnológica. Como era morar numa localidade onde não existia TV, telefone, energia elétrica e a comunicação social era feita pelo boca-a-boca, depois já a partir de 1917 com um jornal impresso - Jornal de Serrinha - e o surgimento das noticias e das propagandas.
  
   A primeira loja de Serrinha a fazer uma propaganda fui a Sapataria Popular (vide print acima) de José Cândido da Silva Ramos cita a Rua Conselheiro Virgilio Damásio - afirmando que tinha bom estoque de chinelos fescos, botas, coturnos, sapatos, etc, e colocando somente o endereço. Como não havia telefone os clientes tinham que ir a loja conferir e comprar (ou não).

   Os produtos eram vendidos à vista no dinheiro vivo, mas para alguns clientes mais antigos José Cândido (pai de Juca Cândido e avô de Ricardinho, Cândido, Jussara e Diana; bisavô de Tula) já vendia parcelados na caderneta que ficava na loja com o nome da pessoa e o débito. Todo mês essa pessoa tinha que ir na loja pagr a parcela e dar baixa. Era assim que funcionava.

   Posteriormente, na década de 1940/1950, essa propaganda passou a ser feita pelos serviços de alto falantes já com o filho de José Cândido (Juca) no comando da loja. 

   Vocês verão e lerão o capitulo 10 do livro de Tasso Franco em cultura e no www.wattpad.com.