Política

SECRETÁRIA DA SEFAZ SALVADOR PRESIDE A REDE DE GESTORAS DA AL E CARIBE

A Bahia está na final da Olimpíada de Professores de Matemática do Ensino Médio (OPMBr), que revelará os melhores professores da disciplina no País. O finalista é Ulisses Souza Suriano,em Barreiras, no interior do Estado.
Tasso Franco , da redação em Salvador | 03/11/2025 às 19:26
Giovanna Victer
Foto: SECOM
   MIUDINHAS GLOBAIS:

  1.  Salvador assumiu mais um papel de destaque nos debates sobre o acesso a recursos financeiros. Na última sexta-feira (31), a titular da Secretaria Municipal da Fazenda (Sefaz), Giovanna Victer, foi eleita presidente da Rede de Secretários de Fazenda das Cidades da América Latina e do Caribe, durante evento realizado em Mendoza, na Argentina. A gestora ocupará o cargo pelo período de um ano.

  2. Victer comandará o grupo formado por 24 cidades de nove países, que tem como principal objetivo ampliar o acesso a financiamento para o desenvolvimento urbano sustentável na América Latina e no Caribe. 

   3. Para isso, foram definidas linhas de trabalho em torno de três eixos estratégicos: reformas fiscais e marcos habilitantes para a autonomia financeira local; fortalecimento das capacidades técnicas e da gestão financeira municipal; e instrumentos financeiros inovadores e estratégias de mobilização de recursos.

   4. “Assumir a presidência da Rede representa não apenas um reconhecimento ao que temos construído em Salvador, mas também um compromisso com o futuro das cidades da América Latina e do Caribe. É uma chance de transformar boas práticas em soluções concretas para o financiamento de um desenvolvimento mais justo e sustentável”, avaliou Giovanna Victer.

   5. Em sua primeira missão à frente da Rede, a secretária da Fazenda de Salvador representará a entidade latino-americana na Cúpula Mundial de Prefeitos da C40, que será realizada nos dias 3 e 4 de novembro, no Rio de Janeiro. A iniciativa, que celebra os 20 anos da C40, reúne representantes de cerca de 100 cidades para trocar experiências sobre questões climáticas e faz parte da programação do Fórum de Líderes Locais da COP30.

   6. Entre os principais temas em pauta do encontro estão a redução pela metade do uso de combustíveis fósseis até 2030, o fortalecimento da resiliência urbana para proteger pessoas e cidades, e a transição para uma economia limpa e verde, ações essenciais para limitar o aumento da temperatura global a 1,5°C.

   7. “Acompanhar de perto o debate sobre o financiamento das cidades é crucial para construirmos estratégias e soluções reais diante dos desafios climáticos. O fortalecimento da gestão fiscal e o acesso a novos instrumentos financeiros são caminhos fundamentais para tornar nossos centros urbanos mais resilientes, inclusivos e sustentáveis”, finalizou Victer.
                                                                                      ***
  8. A Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) recebeu moção de pesar apresentada pelo deputado estadual Hilton Coelho (PSOL) pelo falecimento de Clara Charf, militante histórica da esquerda brasileira, feminista, comunista e símbolo da resistência democrática. Clara morreu nesta segunda-feira (3), aos 100 anos de idade, deixando uma trajetória marcada por coragem, coerência e compromisso inabalável com a liberdade, a justiça social e os direitos das mulheres.

  9. “Clara Charf foi uma das figuras mais emblemáticas da luta política no Brasil. Companheira de vida e de luta de Carlos Marighella, um dos maiores nomes da resistência à ditadura militar, Clara enfrentou a perseguição e o exílio, teve seus direitos políticos cassados e, mesmo diante da repressão brutal do regime, nunca renunciou à militância, nem se rendeu ao medo. Viveu um século inteiro a serviço da transformação social e da dignidade humana”, detalha o parlamentar.

  10. Desde jovem, participou ativamente de movimentos sociais e políticos que marcaram o século XX brasileiro. Foi uma das primeiras mulheres a ter seus direitos políticos cassados após o golpe militar de 1964 — fato que, longe de silenciá-la, reforçou sua convicção de que não há liberdade sem coragem e não há democracia sem o protagonismo das mulheres. No exílio, manteve viva a chama da solidariedade e do internacionalismo, articulando redes de resistência e denúncia contra a ditadura.

   11. A Bahia está na final da Olimpíada de Professores de Matemática do Ensino Médio (OPMBr), que revelará os melhores professores da disciplina no País. O finalista é Ulisses Souza Suriano, que atua na rede pública municipal e estadual de Barreiras, no interior do Estado.

  12. A solenidade de premiação, quando os 20 premiados na categoria ouro serão conhecidos, acontece no dia 8 de novembro, às 16h, com transmissão pelo canal do YouTube da Sociedade Brasileira de Matemática (https://www.youtube.com/sbmatematica).

  13. Ulisses passou por três etapas de avaliação, incluindo uma prova, uma apresentação em vídeo ilustrando o trabalho desenvolvido em sala de aula e uma entrevista que teve, entre os avaliadores, o professor Cristovam Buarque, que é membro do Conselho Acadêmico da OPMBr. 

  14. “Trabalhei na construção de jogos para facilitar o aprendizado dos conceitos matemáticos. Dominó, quebra-cabeça, jogo da memória são formas de tornar a absorção do conhecimento mais leve e lúdica. Além disso, ele também se dedicou a produzir um material específico para deficientes visuais, usando a proposta da linguagem em braille”, conta Ulisses.

  15. De acordo com Adauto Caldara, membro do Conselho Gestor da Olimpíada, os 20 premiados na categoria ouro só serão conhecidos no dia 8. “Participaram da Olimpíada cerca de 1,2 mil professores do País. Entre os 40 finalistas, há representantes de diversos estados do País como Amapá, Minas Gerais, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Sul, Espírito Santo, Piauí, Ceará, entre outros”, diz.

  16. Como prêmio, em maio de 2026, os 20 professores da categoria ouro participarão de um intercâmbio técnico e cultural de 15 dias a Xangai para conhecer o Centro de Educação para Professores da Unesco (TEC Unesco) na Universidade Normal da China, levando em conta que o país figura sempre entre os de melhor desempenho no PISA. 
 
  17. No último sábado, dia 1º de novembro, se encerrou a Primavera Literária de Prado, deixando na cidade um clima de poesia, arte, cultura e diversidade. Expectativa é de que o evento, que contou com o apoio do Governo do Estado, da Fundação Pedro Calmon e da Prefeitura Municipal de Prado, se firme como parte do calendário anual da cidade.

  18. Durante os três dias de programação, o público pôde vivenciar uma rica mistura de lançamentos de livros, rodas de conversa, mesas temáticas, contação de histórias e espetáculos teatrais, que abordaram temas potentes como literaturas antirracistas, a revitalização da língua Patxohã, a influência da cultura africana na formação da identidade brasileira e baiana, além da celebração da diversidade em suas tantas expressões.

  19. Escolas públicas da cidade tiveram a oportunidade de apresentar projetos dos alunos no festival, como o “Meu livro, Minha voz!”, que levou mais de 40 livros escritos e ilustrados por crianças de 6 a 15 anos para serem vendidos e autografados para os visitantes.

   20. Durante o mês de outubro, 24 oficinas de variados temas foram oferecidas gratuitamente nas escolas da cidade e as produções dos alunos foram expostas no evento oficial. Paralelo a isto, a Secretaria Municipal de Agricultura também foi uma parceira da Primavera e levou a comunidade para expor seus produtos orgânicos na Feira de Agricultura Familiar.