Política

A BAHIA É O ESPÍRITO DO BRASIL, AFIRMA PRESIDENTE OAB, BETO SIMONETTI


Honraria da ALBA foi concedida a Beto Simonetti nesta sexta (31), com a presença de dirigentes da Ordem, conselheiros e autoridades dos três poderes
Tasso Franco , da redação em Salvador | 31/10/2025 às 19:23
Beto Simonetti e Daniela Borges
Foto: Angelino de Jesus

A solenidade de entrega da Comenda 2 de Julho ao presidente da OAB Nacional, José Alberto Simonetti (Beto Simonetti), reuniu emoção, homenagens e forte presença institucional. O plenário do Palácio Deputado Luís Eduardo Magalhães, na sede da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), ficou lotado na manhã desta sexta-feira (31/10), com a presença de dirigentes da OAB Bahia, conselheiros federais e seccionais, representantes das subseções e autoridades dos três poderes.

Maior honraria concedida pelo Parlamento baiano, a Comenda 2 de Julho é destinada a personalidades que prestam relevantes serviços à Bahia. Proposta pelo deputado Tiago Correia, a homenagem reconhece a trajetória de Simonetti à frente da Ordem, marcada pela defesa intransigente da advocacia e do Estado Democrático de Direito.

Em discurso emocionado, o presidente nacional dedicou a comenda à classe que representa. “Divido essa honraria com toda a advocacia do Brasil. Recebo em nome de mais de um milhão e 400 mil advogados e advogadas, porque essa comenda tem o tamanho da advocacia brasileira, pela marca que é e pelo que representa ao país”, declarou.

Ao falar sobre a Bahia, Simonetti ressaltou a dimensão simbólica e histórica do estado. “Esta é a terra de Luiz Gama e Ruy Barbosa, que ensinaram que justiça é compromisso com dignidade. Terra de Maria Quitéria, Maria Felipa, João das Botas e de anônimos que fizeram da fé a vida. Também é a terra de Jorge Amado, que um dia escreveu que o baiano era um estado de espírito. E hoje entendo que esse estado é o da liberdade em movimento. A Bahia é o espírito do Brasil. Ela mostra a coragem de recomeçar quando o caminho é duro”, disse.

O presidente também destacou o legado da presidenta da OAB-BA, Daniela Borges, para a advocacia. “Primeira mulher a ocupar o cargo, Daniela não apenas abriu caminhos, mas redesenhou o sentido da liderança, mostrando que a autoridade verdadeira nasce de quem é capaz de mover pessoas. Cada vez que chega a Brasília, ela leva consigo a Bahia”, afirmou.

Aplaudida de pé pelo plenário, Daniela Borges destacou a importância da honraria e o simbolismo do momento.  "Mais alta honraria da ALBA, a Comenda 2 de Julho é símbolo da luta do povo baiano. É uma homenagem mais que merecida, porque nosso presidente Beto Simonetti faz isso pela advocacia, trabalhando arduamente e defendendo a valorização da nossa profissão nos quatro cantos desse país", ressaltou.

Autor da proposta, o deputado Tiago Correia destacou que Simonetti tem trabalhado por todo o Brasil, defendendo a advocacia e proporcionando a toda a população o direito ao acesso à justiça. "Então, nada mais normal do que reconhecer isso, entendendo que existe uma conexão com a Bahia”, destacou.

Beto Simonetti

Natural de Manaus (AM), Simonetti é advogado desde 2001 e foi eleito quatro vezes pela advocacia amazonense para presidir a seccional da OAB-AM. Entre as funções que exerceu no Sistema OAB, estão a de conselheiro federal pela OAB-AM, secretário-geral do CFOAB, diretor-geral da Escola Nacional de Advocacia, ouvidor-geral da OAB Nacional e Coordenador-Geral das Comissões e Procuradorias do Conselho Federal da OAB.

Instituída em 1999, a Comenda 2 de Julho simboliza o espírito de liberdade que marca a história baiana. Já receberam a honraria personalidades, como o então presidente do STF e do CNJ, ministro Luís Barroso, o professor e jurista Edvaldo Brito e o escritor Jorge Amado.