Imagem do Brasil às vesperas da COP com 64 mortes no Rio de Janeiro e clima de guerra
Tasso Franco , da redação em Salvador |
28/10/2025 às 19:24
Leandro de Jesus diz que JR "só faz mentir"
Foto: BJÁ
MIUDINHAS GLOBAIS:
1. O deputado estadual Leandro de Jesus (PL) em discurso nbo plenário da Assembleia Legislativa nesta terça-feira, 28, acusou o governador Jerônimo Rodrigues de "omisso" em relação aos conflitos de terras que acontecem no Extremo Sul da Bahia e classificou de assassinato "pratricado por terroristas disfarçados de indigenas" e que vitimou dois assentados fazendeiros no município de Itamaraju, Alberto Carlos dos Santos e Amauri dos Santos, pai e filho.
2. O parlamentar integra a oposição na ALBA e disse que Jerônimo é um "governador inútil, que não combate esses terroristas do Extremo Sul e, além de não fazer nada, só sabe mentir". Segundo Leandro, o que acontece no Extremo Sul é um conflito de proporções como nunca se viu na Bahia "e o governador não toma uma providência".
3. Em defesa do governador, o lider da Maioria, deputado Rosemberg Pinto (PT), disse que Jerônimo é um grande governador e tem realizado enormes investimentos no estado, "mais até do que Rui Costa em apenas 2 anos e 10 meses de governo, e o deputado Leandro parece não entender isso; nem ter formação educacional de berço para falar na tribuna da Assembleia.
4. E, ademais, citou que o ex-presidente Bolsonaro (aliado de Leandro) esteve em Itamaraju duas vezes e o que fez foi estimular os conflfitos de terras".
5. O deputado estadual Tiago Correia (PSDB), líder da oposição da Oposição na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), cobrou de maneira firme uma postura dos governos estadual e federal frente à onda de crimes e invasões de terras, que nesta terça-feira (28) terminou com a morte de dois produtores rurais - pai e filho - alvos de ataques de um grupo armado que se auto denominam indígenas, na região conhecida como Pedra Mole, zona rural do município de Itamaraju.
6. “Primeiro quero lamentar profundamente a morte de dois trabalhadores, homens de bem, e prestar minha solidariedade à família e à toda comunidade de Itamaraju e toda região. Mas o que aconteceu hoje é fruto da omissão total do Estado. Essas duas mortes estão no colo do governo estadual e do governo federal, porque nós já vimos alertando há bastante tempo sobre a escalada dessa violência e nada foi feito”, pontuou Correia.
7. “Nós temos cobrado uma presença dos governos tanto federal quanto estadual na região, mas isso só mostra que eles nem atenderam ao nosso pedido, como também não tiveram em relação a essa situação a devida responsabilidade que deveriam ter, se mostrando omissos e complacentes com a situação.
8. Eu já tinha denunciado em 2023 e denunciei novamente agora em março deste ano, oficiando a Secretaria de Segurança Pública, o Ministério Público Federal, que têm se mostrado silenciosos frente a essa onda de crimes que vêm acontecendo”, acrescentou, ao lembrar da comunicação oficial em que pediu apuração sobre as invasões armadas, à época na cidade de Prado, por grupos que se autointitulavam indígenas e espalhavam terror e insegurança jurídica no campo.
9. Em resposta à representação apresentada pelo parlamentar em 17 de março, o procurador da República Fernando Zelada determinou, em seu despacho no dia 17 de julho, que o arquivamento do pedido, alegando que “os fatos noticiados já estão sendo investigados nos autos do Inquérito Policial nº 1002989-72.2025.4.01.3313, determino o arquivamento dos autos na unidade, por duplicidade, nos termos do art. 5º, da Resolução nº 174/2017, do CNMP”.
***
10; Nesta terça-feira (28) é celebrado o Dia do Servidor Público. E o presidente da Câmara Municipal de Salvador, Carlos Muniz (PSDB), prestou uma homenagem aos servidores.
11. "Hoje quero homenagear não só os servidores da Câmara, mas também os que labutam nos municípios, outros parlamentos, estados e em nível federal", frisou Muniz.
12. E a Câmara de Salvador prestou uma homenagem aos servidores da Casa na última quarta-feira (22), no Centro de Cultura do Legislativo da capital da Bahia, nos turnos da manhã e da tarde.
13. "Valorizamos o máximo possível esses profissionais", diz Carlos Muniz. Segundo ele, os servidores estão de parabéns e são essenciais para o trabalho dos vereadores. "Eles doam a vida para o trabalho e a Câmara de Salvador é a segunda casa do servidor", frisou.
14. Na celebração em homenagem aos servidores da Casa, organizada pela Secretaria de Gestão de Pessoas, ocorreram atividades culturais, de integração e reconhecimento. De acordo com o órgão, foi "uma homenagem a quem faz a diferença todos os dias: nossos servidores públicos".
15. Dentre outras ações, a celebração contou com a Feira do Servidor, o Projeto Leitura Solidária e o Projeto Além do Crachá. No Projeto Leitura Solidária, por exemplo, ocorreu a partilha de conhecimento. As pessoas levaram um livro e trocaram com seus colegas por outro.
***
16. RIO, 64 MORTES E A IMAGEM DO BRASIL NA COP: A megaoperação contra o Comando Vermelho (CV) nos complexos do Alemão e da Penha, no Rio de Janeiro, deixou pelo menos 64 pessoas mortas, sendo 4 delas policiais, e já é a mais letal da história do estado, segundo números confirmados pelo governo. Entre os mortos nesta terça-feira (28) estão dois traficantes baianos.
17. Um deles é o traficante Júlio Souza Silva, de 26 anos, ligado à facção Comando Vermelho (CV). De acordo com a Polícia Civil, 81 pessoas foram presas.
18. Quatro moradores também foram atingidos durante os confrontos. Uma mulher foi atingida por uma bala perdida nos glúteos enquanto fazia exercícios em uma academia localizada perto do complexo do Alemão
19. Além dela, outras três pessoas foram baleadas durante a operação, incluindo um morador em situação de rua, atingido nas costas, e um homem que estava em um ferro-velho.
20. De acordo com a Polícia Civil, o objetivo da ação é cumprir mandados de prisão contra integrantes do Comando Vermelho (CV), sendo 30 deles de fora do Rio, que estariam escondidos nos dois complexos de favelas. A investigação aponta que as áreas funcionam como bases do projeto de expansão territorial da facção.]
22. O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), afirmou nesta 3ª feira (28.out.2025) que o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) negou 3 pedidos de ajuda às Forças Armadas em operações policiais no Estado. Ele deu a declaração ao comentar a ação contra o CV (Comando Vermelho) nos complexos do Alemão e da Penha que já deixou 64 mortos.
23. O ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, disse não ter recebido contato do governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, a respeito da megaoperação realizada contra o Comando Vermelho (CV) nos complexos do Alemão e da Penha nesta terça-feira (28).
24. "Não recebi nenhum pedido do governador do Rio de Janeiro, enquanto ministro da Justiça e Segurança Pública, para esta operação, nem ontem, nem hoje, absolutamente nada", disse o ministro da Justiça Ricardo Lewandowski na tarde desta terça-feira (28).
25. O comentário foi feito em cerimônia na Assembleia Legislativa do Ceará, onde ele está para receber o título de Cidadão Cearense. O ministro destacou que o "a responsabilidade constitucional pela segurança pública nos estados é das autoridades locais, é do governador".