Política

OPOSIÇÃO ATACA JERÔNIMO EM BLOCO NA ALBA E DIZ QUE PT VAI DESTRUIR BA

Lider do governo Rosemberg contra-ataca e diz que petismo salvou a BAHIA do atraso e levou água para todos
Tasso Franco , Salvador | 30/09/2025 às 19:00
Alan Sanches na tribuna diz que são 300 pessoas na regulação todo dia
Foto: BJÁ
      Fora a baboseira de se ficar falando de Lula x Bolsonaro na Assembleia Legislativa, na sessão desta terça-feira, 30, a oposição centralizou força em críticas ao governo Jerônimo Rodrigues e por extensão ao petismo na Bahia, e o deputado Diego Castro (PL) chegou a dizer em plenário que "ou tiramos o PT da Bahia, do governo da Bahia; ou o PT vai destruir a Bahia".

    Em resposta, o líder do governo Rosemberg Pinto (PT) disse que não sabe em que escola um deputado que faz essa crítica ao PT estudou, pois, no seu entendimento o PT tem realizado uma grande obra e quem tira o governo do PT é o povo, em primeiro lugar, e a população baiana em sua maioria está com o PT. Rosemberg citou alguns problemas estruturantes resolvidos pelos governos do PT, como por exemplo, levar água para todos nos municípios, o que não acontecia há 50 anos. E também elogiou o programa de saúde com a construção de operação de hospitais regionais.
   
   O deputado Robinson Almeida (PT) fez duras críticas a gestão Bruno Reis sobretudo na área da saúde e disse que, quem cuida do povo de Salvador com a saúde pública é o governo do estado., uma vez que a PMS tem presta baixíssimo atendimento.

   O deputado estadual Alan Sanches (União Brasil) reagiu às declarações dos petistas Rosemberg Pinto e Robinson Almeida, que criticaram o ex-prefeito ACM Neto e o atual gestor de Salvador, Bruno Reis. Para Sanches, os deputados “demonstram insensibilidade” ao ignorarem os problemas graves da saúde pública estadual e preferirem investir em ataques políticos.

“É lamentável ver deputados do PT perderem tempo em politicagem ao invés de se preocupar com a dor das pessoas que estão na fila da regulação e de seus familiares. Todos os dias, em média, Salvador tem cerca de 300 pessoas aguardando por um leito em hospitais estaduais. Essa é a infeliz realidade da Bahia, que o governo deles não consegue resolver há anos”, afirmou Alan Sanches.

O parlamentar destacou os avanços alcançados por Salvador na área da saúde a partir das gestões de ACM Neto e Bruno Reis. “Quando Neto assumiu a prefeitura, a cidade só tinha uma UPA. Hoje, são 10 UPAs e mais 8 PAs, além de um salto impressionante na cobertura da atenção básica, que saiu de apenas 17% para alcançar 70% já na gestão de Bruno Reis. Salvador também não tinha nenhum hospital municipal, e hoje tem três funcionando, com o quarto já confirmado: a Maternidade e Hospital da Criança”, ressaltou.

Sanches criticou a tentativa dos deputados de inverter responsabilidades. “É muita falta de respeito com o povo. O governo do Estado não consegue dar conta da fila da regulação, e eles vêm acusar quem mais fez pela saúde da capital. Os deputados, ao invés de buscarem soluções, preferem atacar adversários, sem se importar com o sofrimento de quem está na ponta”, frisou.

O deputado do União Brasil ainda elogiou a iniciativa de ACM Neto de realizar o Fórum S.O.S Bahia – Saúde, com a participação de diversos especialistas para debater o assunto. “Neto, mais uma vez, demonstra altivez ao propor um debate fundamental para a Bahia, sobre um problema que afeta diariamente milhares de pessoas e seus familiares, buscando soluções. Os petistas preferem tapar o sol com a peneira e fingir que está tudo bem, mas o povo sabe do seu sofrimento diário com a regulação. Eles acham que vão nos intimidar no grito”, concluiu.