O novo terminal será instalado no distrito de Tanquinho, às margens da BR 242 e próximo ao aeroporto, no município de Lençóis.
Tasso Franco , Salvador |
02/09/2025 às 17:50
Ivana Bastos, presidente da ALBA, e o governador Jerônimo Rodrigues
Foto: Ascom ALBA
A presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), deputada Ivana Bastos, comemorou a assinatura, pelo governador Jerônimo Rodrigues, da ordem de serviço para a construção do Terminal Turístico e Rodoviário da Chapada Diamantina. “É uma alegria imensa saber que nossa luta valeu a pena”, comemorou Ivana, no ato de assinatura, na manhã desta terça-feira (2.09), no Centro de Operações e Inteligência (COI), em Salvador.
O novo terminal será instalado no distrito de Tanquinho, às margens da BR 242 e próximo ao aeroporto, no município de Lençóis. “Muito em breve teremos essa conquista, que vai promover o desenvolvimento, ampliar a mobilidade, fomentar o turismo e gerar emprego e renda na região”, disse a chefe do Legislativo baiano. O ato teve a presença do senador Otto Alencar, do vice-governador, Geraldo Júnior, do secretário de Infraestrutura, Sérgio Brito, do secretário de Turismo, Maurício Bacelar, e prefeitos da região.
“Essa rodoviária vai interligar todos os municípios da região e vai ser muito importante para que os turistas possam ficar mais dias nos municípios”, ressaltou a prefeita de Lençóis, Vanessa Senna. “Normalmente nós temos no Senado recursos e não tem o projeto pronto para a obra”, acrescentou Otto Alencar, autor de uma emenda com recursos para o projeto. “Essa obra vai fortalecer ainda mais o turismo sustentável na região. Estamos unindo infraestrutura, desenvolvimento e preservação”, destacou o governador.
Com investimento de R$ 10,7 milhões o novo terminal contempla diretamente 20 municípios da região: Abaíra, Boninal, Ibitiara, Novo Horizonte, Seabra, Souto Soares, Marcionílio Souza, Piatã, Lajedinho, Utinga, Iaçu, Boa Vista do Tupim, Nova Redenção, Lençóis, Andaraí, Palmeiras, Iraquara, Bonito, Mucugê e Itaetê, impactando mais de 320 mil pessoas. A expectativa é de que as obras tenham início nos próximos meses, com prazo de execução previsto de 270 dias.