Votação deve acontecer nesta noite de terça-feira
Tasso Franco , da redação em Salvador |
26/08/2025 às 18:27
Oposição e governista confabulam no plenário
Foto: BJÁ
A maioria governista na Assembleia Legislativa deve votar ainda hoje o PL do Executivo que solicita autrorização para um emprestimo de R$4 bilhões e 500 milhões para reforçar o caixa do governo. A matéria foi aprovada por volta das 19h com voto contra da oposição.
Segundo o deputado Robinho (UB) o dinheiro é para pagar "precatórios dos propfessores". De acordo com o vice-lider da Oposição, deputado Alan Sanches (UB) ninguém sabe para que o governo quer mais esse empréstimos - já são 19 no total nos valores de R$23 bilhões - e o governador Jerônimo Rodrigues só envia PLs para a Assembleia em regime de urgências, desrespeitando a Casa e suas comissões temáticas que nada analisam.
O deputado Rosemberg Pinto (PT), lider do governo na Casa, diz que se trata de empréstimo para repactuaação da dívida, alongamento da divida com juros mais baixos e que beneficia o estado.
Já o deputado Júnior Nascimento (UB) durante fala no plenário disse que "o governo do estado não respeita esta Casa e só manda projetos em regime de urgência". E perguntou: "Para que servem as comissões?".
A oposição vem tentando obstruir a votação, mas, não consegue. O deputado Sandro Régis (UB) peduiu verificação de quóqum e o governo deu quorum rapidamente no plenário. A discussão sobre o aprovar (ou não) segue. O conteúdo do PL é a dúvida. (TF)