O Festival de Cannes optou por premiar filmes com temática politica
Tasso Franco , da redação em Salvador |
24/05/2025 às 18:49
Os vencedores em Cannes
Foto: AFP
MIUDINHAS GLOBAIS:
1. Repercutiu muito na imprensa francesa e no Brasil os prêmios conquistas no Festival de Cannes pelo ator Wagner Moura - melhor ator - e Kleber Mendonça Filho - melhor diretor pelo filme "O Agente Secreto".
2. É a primeira vez na história que um ator brasileiro ganha o prêmio no festival. O diretor Kleber Mendonça Filho também foi premiado, levando a estatueta de melhor direção — é a primeira vez desde Glauber Rocha que um diretor do país leva esse troféu.
3. Apesar dos prêmios de melhor ator e melhor direção, "O Agente Secreto" não levou a principal estatueta do festival, a Palma de Ouro. O vencedor da categoria foi "A Simple Accident", de Jafar Panahi.
4. Ambientado nos anos 1970, "O Agente Secreto" conta a história de um professor universitário (papel de Wagner Moura) que volta para Recife para reencontrar o filho caçula, apesar do risco que ele corre em plena ditadura militar.
5. "Eu queria mandar um abraço para todo mundo que está vendo no Brasil, especialmente para Recife e Pernambuco", disse Kleber ao receber o prêmio de melhor direção. "Queremos que esse filme esteja nas salas de cinema, porque as salas de cinema formam o caráter de um filme, na verdade."
6. Kleber também recebeu o prêmio de Wagner, já que o ator está gravando outro filme em Londres e não participou da premiação.
7. "Eu tive muita sorte de ter a oportunidade de trabalhar com o Wagner Moura. Ele não é apenas um ótimo ator, mas também uma ótima pessoa. Eu o amo muito. Eu espero que o 'O Agente Secreto' traga muitas coisas a eles", afirmou o diretor.
8. "O Agente Secreto" estreou no Festival de Cannes no dia 18 de maio e foi aplaudido por cerca de quinze minutos. Na imprensa internacional, o filme chegou a ser definido como "thriller maravilhoso", "obra-prima" e "monumental".
9. (LE MONDE) - Jafar Panahi vence a Palma de Ouro no Festival de Cinema de Cannes com uma lista de vencedores bastante política. O júri premiou o cineasta por seu trabalho clandestino e deu dois prêmios a "O Agente Secreto", do diretor brasileiro Kleber Mendonça, que retrata a ditadura militar dos anos 1970.
10. Gostaria de pedir a todos os iranianos, no Irã e no mundo: deixemos todos os problemas de lado. A questão mais importante é a liberdade do nosso país. E que ninguém ouse nos dizer o que vestir, o que dizer, o que fazer. Da mesma forma, o cinema é uma sociedade e ninguém tem o direito de nos dizer o que dizer ou fazer.
11. Esta frase, dita pelo vencedor da Palma de Ouro, o iraniano Jafar Panahi, por seu filme Um Simples Acidente, foi sem dúvida a mais forte e sentida da cerimônia de encerramento da 78ª edição do Festival de Cinema de Cannes, no sábado. Preso várias vezes em seu país, proibido de filmar por vinte anos, proibido de sair do país por quatorze anos, este grande cineasta, discípulo e herdeiro de Abbas Kiarostami, é autor de uma obra excepcional, em parte clandestina.
12. (LE FIGARO) - O júri presidido por Juliette Binoche escolheu premiar o dissidente iraniano Jafar Panahi. O filme de Kleber Mendonça Filho ganhou dois prêmios. Os Dardennes, com o prêmio de roteiro... para um filme que não tem um.
13. Vencedores: Palma de Ouro – Um simples acidente
Grande Prêmio - Valor Sentimental
Prêmio do Júri - Sirat e Som de Queda
Prêmio de Melhor Ator - Wagner Moura
Prêmio de Melhor Diretor - Kleber Mendonça Filho por O Agente Secreto
Prêmio de Melhor Atriz - Nadia Melliti
Prêmio de Melhor Roteiro - Young Mothers
Câmera Dourada - O Bolo do Presidente
Curta-metragem Palma de Ouro - Estou feliz que você esteja morto agora
Menção Especial da Caméra d’Or - A Sombra do Meu Pai
Prêmio Especial - Ressurreição de Bi Gan
Queer Palm - O Pequeno
Palm Dog - Panda em O Amor Que Deixamos
O Olho Dourado - Imago
14. A 78ª edição do Festival de Cinema de Cannes terminou com a Palma de Ouro concedida ao dissidente iraniano Jafar Panahi por seu filme Um Simples Acidente, filmado em segredo. O Agente Secreto, de Kleber Mendonça Filho, As Jovens Mães, dos Irmãos Dardenne, O Bolo do Presidente, de Hasan Hadi... Confira a lista completa de vencedores deste grande evento cinematográfico.
15. Palma de Ouro – Um simples acidente
Quem sucederá Anora de Sean Baker? O júri fez sua escolha e decidiu conceder o prêmio a Um Simples Acidente, de Jafar Panahi, um filme rodado em segredo, que expõe o dilema moral dos iranianos tentados a se vingar de seus torturadores. Uma distinção bastante política, já que o diretor iraniano foi designado para passar quinze anos no Irã, onde foi preso duas vezes e proibido de filmar.