PT emite nota com declarações do secretário da Justiça, Felipe Freitas
Tasso Franco , Salvador |
20/05/2025 às 09:52
Jerônimo Rodrigues
Foto: SECOM
O governador Jerônimo Rodrigues comentou sobre a possibilidade do ministro da Casa Civil, Rui Costa, se candidatar ao Governo da Bahia em seu lugar nas eleições de 2026. A informação publicada na coluna de Lauro Jardim, O Globo, foi reproduzida por portais baianos incomdou o chefe do executivo. Mas, onde há fogo, há fumaça,
De acordo com o colunista, Rui poderia voltar a disputar o Palácio de Ondina caso Jerônimo perca fôlego na tentativa de se reeleger. Sobre esse mesmo tema, o senador Jaques Wagner já falou que o candidato natural é o governador, mas, ainda assim, para se fortalecer internamente no PT, Wagner trabalha para fazer o sucessor de Eden Valadares na direção estadual do seu partido, com o nome Tássio Brito.
Ontem, o governador Jerônimo faou o seguinte: “Vamos tratar as coisas com seriedade. Nós já temos muitas missões estratégicas e importantes para a gente enfrentar. Aqui na Bahia nós temos municípios que precisam da minha energia para tratar do tema da seca. Outros municípios que estão chovendo como Santa Cruz Cabrália, Maraú, Cairu. Eu preciso de energia para tratar disso, não vou gastar energia com debates que não trazem resultados. Precisamos enfrentar o analfabetismo, o combate à fome. Vamos olhar pra frente”, disse o governador na tarde desta segunda-feira (19), durante lançamento do laboratório maker no Centro Estadual de Educação, Inovação e Formação da Bahia (Ceeinfor) Mãe Stella, localizado na Rua Silveira Martins, no bairro do Cabula, em Salvador.
“Tive com o Rui agora, ele se pronunciou sobre isso?”, questionou o governador, para em seguida ressaltar que “é preciso tratar as coisas com seriedade”. “Nós temos muitas missões importantes para a gente enfrentar”, afirmou o governador, após o lançamento de um conjunto de ações inéditas voltadas ao fortalecimento da educação científica nas escolas baianas. A agenda foi realizada ao lado da ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, na Uneb.
Apesar de descartar a discussão sobre 2026, Jerônimo elogiou a atuação de Rui Costa no governo federal. “O ministro Rui Costa tem capacidade suficiente para hoje fazer e desenvolver um grande trabalho como ministro do presidente Lula”. Segundo ele, o mais importante no momento é garantir que as políticas públicas cheguem efetivamente à vida das pessoas.
PORTA VOZ DO PT
Em nota da Ascom PT, o secretário de Justiça e Direitos Humanos do Governo do Estado, Felipe Freitas, negou veementemente, nesta terça-feira (20), as especulações disseminadas, sem a citação de qualquer fonte, de que o ministro chefe da Casa Civil, Rui Costa, seja o candidato a governador em 2026. Felipe reafirmou que o governador Jerônimo Rodrigues, eleito em 2022, é o candidato natural à reeleição e que não há qualquer outro nome no grupo para disputar o cargo.
“O clima dos partidos da base, o sentimento do povo nas agendas no interior e dos prefeitos do nosso estado é que o governador Jerônimo é candidatíssimo à reeleição em 2026. Isso desespera a oposição”, comentou Felipe Freitas, que frequentemente acompanha o governador nas agendas tanto na capital baiana e no interior e sente a grande receptividade que Jerônimo tem da população e das lideranças políticas.
Sobre o ex-governador Rui Costa, o secretário destacou a importante missão que o ministro vem cumprindo ao lado do presidente Lula, que trabalha incansavelmente pela reconstrução do Brasil. “O ministro Rui Costa está muito ocupado com o assessoramento ao presidente Lula, a coordenação das obras do PAC e certamente não tem tempo para essas especulações sobre a formação da chapa na Bahia.”
“O ministro foi um governador muito bem avaliado e, até onde eu sei, está muito feliz com a gestão do governador Jerônimo Rodrigues. Não acho que ele cogite retornar ao cargo que já ocupou e no qual já cumpriu grandes realizações, acho que o ministro está mirando em outros desafios na sua trajetória política”, concluiu Felipe Freitas.