Política

PT TEM 7 CHAPAS PARA PRESIDENTE NA DISPUTA JONAS PAULO X TÁSSIO BRITO

Até a eleição é provável que acontecerão novas desistências no apoio ao candidato de Rui/Jerônimo (Jonas) x candidato de Wagner (Tassio)
Ascom PT , da redação em Salvador | 13/05/2025 às 10:05
Eden Valadares wagnerista apoia a renovação com Tássio
Foto: DIV
O presidente do Partido dos Trabalhadores da Bahia, Éden Valadares, afirmou, nesta terça-feira (13), que o Processo de Eleição Direta (PED), que vai escolher os próximos presidentes estadual e municipais e os membros dos diretórios será o “mais democrático, mais transparente, com maior participação da base de filiados, filiadas e militantes”. Para a eleição estadual, são sete candidaturas à dirigente e sete chapas para o diretório Estadual, com os candidatos à presidência Ana Carolina, Ellen Coutinho, Gabriel Cavalcante, Jonas Paulo, Paulo Riela, Rodrigo Pereira e Tássio Brito. As declarações foram feitas em entrevista à rádio Mix FM.  

“O PT é o único partido que faz eleição direta dos dirigentes. Estamos organizados em trezentos e oitenta e uma cidades da Bahia, e haverá processo de eleição direta no PT em todas. Então, que partido consegue mobilizar essa quantidade de municípios para que seus filiados, suas filiadas cheguem às urnas para eles próprios eleger seus dirigentes na sua cidade, na Bahia e no Brasil? Fico muito feliz com essa capacidade de mobilização do PT, um partido muito vivo, com muita vitalidade e muita força”, destacou o presidente Éden Valadares.

Como presidente do PT, Éden defendeu a renovação, o que dá oportunidade a novos e qualificados quadros, contribuindo com novas ideias para oxigenar e fortalecer ainda mais a legenda, sem excluir quadros históricos do PT. O objetivo da renovação, frisou Éden, é que os novos nomes participem e lutem lado a lado das lideranças que ajudaram a construir a sigla por uma Bahia e um Brasil cada vez melhores. “Temos muito dos 45 anos de caminhada do PT, com uma trajetória que se confunde com a luta pela democracia no Brasil, do povo brasileiro na agenda nacional, dos pobres e dos que mais precisam, com criação de políticas de direitos e oportunidades. Mas estamos preocupados com os próximos 45 anos, então por isso a gente se organiza, busca sempre estar se renovando”.

O presidente do PT citou como exemplo assertivo de renovação a eleição do governador Jerônimo Rodrigues, com o apoio do senador Jaques Wagner, que optou por não se candidatar para revigorar a legenda, e falou sobre os desafios e importantes conquistas na condução do partido. 

“Enfrentamos duas eleições municipais, conseguimos retomar o crescimento do PT nas eleições municipais, elegemos 422 vereadores e 50. Hoje, o PT da Bahia é o maior PT do Brasil. Em 2022, conduzimos a eleição vitoriosa de Jerônimo, talvez até uma surpresa maior do que foi a de Wagner”, disse Éden, que elogiou a grande capacidade de trabalho de Jerônimo, a disposição para enfrentar desafios, seu exemplo de dedicação para cuidar do povo e construir uma nova Bahia.