Política

ASSEMBLEIA ELEGE MAIS UM NOME PETISTA PARA TCM, DEPUTADO PAULO RANGEL

Votação de Rangel foi considerada baixa esperava-se entre 38 e 40 votos
Tasso Franco , Salvador | 05/03/2024 às 17:57
Paulo Rangel eleito conselheiro do TCM
Foto: BJÁ
  Do total de 43 deputados da base governista na Asembleia Legislativa, o deputado Paulo Rangel (PT) obteve 36 votos e e foi eleito conselheiro do TCM para a vaga do jornalista Fernando Vita. O ex-presidente da Casa, Marcelo Nilo, supreendeu e obteve 22 votos, sendo 18 da oposição e 4 de base. Havia uma expectativa de que Nilo pudesse obter até uma maior quantidade de votos diante de insatisfação de alguns deputados com o governo e teria havido uma pressão muito forte para eleger o candidato petista.

   Com a escolha, depois de ter indicado no ano passado a ex-primeira-dama do Estado Aline Peixoto, mulher do ministro Rui Costa (Casa Civil), para a Corte, o PT passa a comandar politicamente o TCM. Marcelo NIlo comentou isso no seu pronunciamento: “Eles já tem a força política do Brasil, já controlam o governo do Estado e agora querem controlar o TCM?”, questionou lembrando que nem durante o período de domínio do ex-senador Antonio Carlos Magalhães na política baiana o órgão foi controlado por seu grupo.
 
 Não compareceram para votar os deputados do PCdoB – Zó, Bobô, Fabrício Falcão e Olívia Santana - insatisfeitos com a recusa da base em apoiar o nome de Fabricio Falcao - além da deputada Ludmila Fiscina, por questão de saúde.

Para o lider do governo na Casa, deputado Rosemberg Pinto, apesar da admissibilidade ter sido dada aos dois concorrentes ao cargo, o deputado Paulo Rangel acumula uma certa vantagem. “Acho que os dois postulantes têm capacidade e idoneidade para assumir a posição no conselho de contas dos municípios. Não se trata de uma indicação do Partido dos Trabalhadores, mas de um conjunto significativo de parlamentares (38)”, esclarece. 

COMENTÁRIO DO BJÁ

No meio polítizo os comentários são de que o projeto de poder do PT passaria pelo controle de órgãos que gravitam em tornos dos Poderes Legislativa e Judiciário.